quarta-feira, 5 de setembro de 2018

“Ele nos cativa”, destaca liderança comunitária ao revelar admiração por Astro de Ogum



Não é difícil andar pelas ruas da Vila Samara, na zona rural de São Luís, sem ouvir falar de Irani Conceição, 68 anos, carinhosamente chamada de Morena, uma ludovicense que tem um histórico familiar muito conhecido pelos maranhenses. Com um sorriso largo, Dona Morena é uma das lideranças comunitárias que ajuda propagar o anseio de sua comunidade, facilitando a apresentação de demandas ao poder público e resolvendo de pequenos a grandes problemas — do buraco na rua até a falta de transporte coletivo.

O contato da equipe do ‘Câmara News’, informativo que vai ao ar todas as sextas-feiras pela Rádio Educadora, com a líder comunitária surgiu durante uma reunião do Conselho de Defesa Social da Zona Rural no Calembe, na semana passada, com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo e o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR), para anunciar uma série de investimentos para a região. Logo após o encontro, Dona Morena foi entrevistada pela reportagem e contou um pouco da sua história.

Ela foi casada com Wagner da Conceição Martins, que ficou conhecido na década de 80, como Rei Zulu. Da relação de amor, surgiram os filhos, um deles foi Wagner Conceição Martins, cujo apelido Zuluzinho é inconfundível. Dona Morena procurou a produção do programa radiofônico para agradecer o empenho do vereador Astro de Ogum na resolução dos problemas na zona rural e aproveitou para destacar a admiração que tem pelo chefe do legislativo ludovicense.

“Eu agradeço muito ao vereador Astro [de Ogum] pelo empenho que vem tendo na luta das resoluções dos problemas da nossa região. Eu tinha muita admiração e agora tenho mais ainda. Não tenho palavras para falar sobre tudo isso que vem fazendo por nossas comunidades. Tem gente que nos cativa sem fazer força, de graça, só por ser quem é. E o Astro tem esse dom. No olhar, ele cativa a gente. As pessoas ainda não entenderam que esse homem veio marcado por Deus. A forma com que ele atua não como autoridade, mas, sim, como ser humano, é impressionante”, disse Morena.

Ao levar os problemas da comunidade ao conhecimento das autoridades, a líder comunitária deixa de lado sua vida privada em prol de sua região. Ela disse que muitas lideranças comunitárias da região já estavam desacreditadas com os políticos do município, mas lembrou de que o presidente da Câmara de São Luís vem conseguindo mostrar que ainda é possível dar mais um voto de confiança às autoridades políticas.

“Os líderes comunitários dão voz a quem não tem voz, mas muitos já estavam desacreditados com os políticos do município, pois só apareceriam na campanha e voltavam a desaparecer. Com o Astro foi diferente: ele está a oito anos presente em nossa região, ajudando a resolver gargalhos antigos. Eu já o conhecia, mas não tinha contato. Hoje graças as Deus consegui levá-lo na minha comunidade e me sinto feliz em poder dizer a todos que sou uma fã do trabalho do Astro”, concluiu.

Para dona Morena, um dos fatos que mais a impressiona em relação ao vereador Astro, é a capacidade de liderança e aglutinação que exerce como poucos políticos que já conviveu. “A primeira vez que tive o prazer de conhecê-lo, foi em uma festa de final de ano realizada no Parque da Vila Palmeira. Naquele dia, há anos, sentir algo diferente diante de tanta luz que irradiava daquele ser. Hoje entendo o porquê. Entendo que ele foi marcado por Deus e os guias, pois essa é a única forma de explicar que, mesmo sendo seguidor da umbanda, o Astro consegue transitar pelas demais religiões”.

QUEBRANDO PARADIGMAS

Para conseguir enxergar com clareza as características apontadas por dona Morena para definir o vereador Astro, foi preciso fazer um estudo rápido e superficial sobre o Orixá que lhe rege. Logo em seguida, entende-se, porque Astro de Ogum quebrou tabus e paradigmas, tornando-se o primeiro pai de santo a comandar o Legislativo de uma das 27 capitais do País.

Nascido no dia 16 de outubro de 1957, o vereador Astro de Ogum nunca escondeu sua religiosidade. Pai de santo há mais de 30 anos, comanda o terreiro Ogum com Iansã, no Barreto, bairro localizado na periferia da capital maranhense. Filho de Oxumaré com a cabeça empresta para Ogum, o babalorixá que entrou para a política em 2000 ladrilhou um caminho espinhoso, entretanto, alicerçado com garra, determinação, espiritualidade, derrotas e vitórias.

As características evidenciadas pela liderança comunitária usadas para definir o vereador Astro, são facilmente entendidas quando conseguimos definir o orixá Oxumaré, que no sincretismo religioso representa São Bartolomeu e é homenageado 24 de agosto.

LADO DIVINO E HUMANO

Oxumaré, como todo orixá, tem seu lado divino e humano, mas é ainda mais intenso em brilho e mistério. Assim como a Fênix renasce das cinzas após arder em seu maior fogo, Oxumaré se mostra presente em cada mudança que fazemos em nosso comportamento sobre a vida, e nos reflexos dessas mudanças quando reorganizamos o ambiente de trabalho ou de casa.
Diz sua lenda que, quando em vida terrena, Oxumaré previa tudo o que ia acontecer. Tão grande era seu poder que era impossível viver normalmente, por isso os deuses o afastaram dos homens e o permitiam retornar à Terra a cada três anos.

Por isso Oxumarê dá a seus filhos a capacidade de reflexão profunda e a visão de futuro dos grandes empreendedores, dando a alguns o poder da clarividência. Às vezes, a ostentação da riqueza, do pote de ouro ao fim do arco-íris. A soma de paciência, determinação e ambição dão um caráter misterioso como o de Oxumaré aos seus filhos que têm este orixá de cabeça.
Acredita-se que os filhos de Oxumaré herdem, também, características andróginas e a alternância entre atividades tipicamente femininas ou masculinas, realizando ambas com muito esmero e sucesso. O símbolo da sexualidade livre é o arco-íris e o orixá costuma ser associado aos movimentos GLS (gays, lésbicas e simpatizantes) e à luta de seus integrantes por reconquistar um espaço que lhes foi tomado pelo preconceito tão dominante atualmente.

Um de seus símbolos é o arco-íris, que dá passagem para o sol após a chuva e, em termos mais amplos, mostra-nos que temos a nosso alcance todas as cores, todas as ferramentas, para mudarmos nosso dia-a-dia para melhor.

PARA ENTENDER MAIS

Devemos aprender com ele a abandonar ideias velhas e inadequadas e sempre experimentar as coisas novas, sem medo de errar, pois esta é uma mudança constante e inevitável, presente em todo o universo e representada, também, pela serpente que às vezes engole a própria cauda, mas nunca cessa seu movimento em espiral, essencial a vida na terra.

São pessoas de temperamento fácil de lidar estando calmas, porém; se tornam terríveis quando com raiva, representando nesse estado a serpente, que vem trazendo o lado negativo de Oxumarê, o seu lado mais perigoso, que é a falsidade e a perversidade.

Para terminar de entender o pouco dessa liderança que dia após dia se agiganta na politica ludovincense, precisamos entender ainda, outro orixá, no caso Ogum. Nenhum filho de Ogum nasce equilibrado. Seu temperamento, difícil e rebelde, o torna, desde a infância, quase um desajustado. Entretanto, como não depende de ninguém para vencer suas dificuldades, com o crescimento vai se libertando e acomodando-se às suas necessidades.

Quando os filhos de Ogum conseguem equilibrar seu gênio impulsivo com sua garra, a vida lhe fica bem mais fácil. Se ele conseguisse esperar ao menos 24 hs. Para decidir, evitaria muitos revezes, muito embora, por mais incrível que pareça, são calculistas e estrategistas. Contar até 10 antes de deixar explodir sua zanga, também lhe evitaria muitos remorsos. Seu maior defeito é o gênio impulsivo e sua maior qualidade é que sempre, seja pelo caminho que for, será sempre um vencedor.

IMPRESSÕES QUE MARCAM

A sua impaciência é marcante. Tem decisões precipitadas. Inicia tudo sem se preocupar como vai terminar e nem quando. Está sempre em busca do considerado o impossível. Ama o desafio. Não recusa luta e quanto maior o obstáculo mais desperta a garra para ultrapassá-lo. Como os soldados que conquistavam cidades e depois a largavam para seguir em novas conquistas, os filhos de Ogum perseguem tenazmente um objetivo: quando o atinge, imediatamente o larga e parte em procura de outro.

É insaciável em suas próprias conquistas. Não admite a injustiça e costuma proteger os mais fracos, assumindo integralmente a situação daquele que quer proteger. Sabe mandar sem nenhum constrangimento e ao mesmo tempo sabe ser mandado, desde que não seja desrespeitado. Adapta-se facilmente em qualquer lugar. Come para viver, não fazendo questão da qualidade ou paladar da comida. Por ser Ogum o Orixá do Ferro e do Fogo seu filho gosta muito de armas, facas, espadas e das coisas feitas em ferro ou latão. É franco, muitas vezes até com assustadora agressividade. Não faz rodeio para dizer as coisas. Não admite a fraqueza e a falta de garra. Entenderam agora quem é Astro de Ogum?


Nenhum comentário:

Postar um comentário