sexta-feira, 6 de julho de 2018

Arraiais organizados e apoiados por Astro de Ogum atraem meio milhão de pessoas

Circuito junino ocorreu na Cohama, Vila Palmeira, Vinhas e Cohatrac. Os eventos contaram com parcerias do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís.
Após uma intensa programação, com shows de artistas locais e nacionais, os arraiais organizados e apoiados pelo presidente da Câmara de São Luís, Astro de Ogum, chegaram ao seu último dia, no domingo (1º/07), registrando sucesso absoluto de público e gerando muitas expectativas para o ano que vem. Com parcerias do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís, o circuito junino que ocorreu na Cohama, Vila Palmeira, Vinhas e Cohatrac consagraram-se como um dos maiores e mais importantes da temporada junina da capital maranhense.
A variedade da programação cultural em homenagem ao santo mais festejado do período junino movimentou um grande público nestes locais. No Arraial Pertinho de Você, que estreou no dia 1º de junho, mais de 200 mil pessoas, segundo a coordenação do evento, estiveram prestigiando as atrações que se apresentaram nestes 31 dias de festa junina no palco montado em espaço ao lado da casa de espetáculos Batuque Brasil, na Cohama.
JONAS ESTICADO E ALCIONE

Entre os artistas de renome nacional que passaram pelo espaço destaque para as bandas Limão com Mel e Forró Sacode, liderada por Tony Guerra e Lygia Raquel. O evento contou ainda com os cantores Jonas Esticados e Alcione, dentre outros. As atrações locais também não ficaram de fora do espetáculo.
Além de garantir a presença de grupos folclóricos de Bumba Meu Boi – nos sotaques de matraca, da Baixada, de orquestras e zabumbas, o arraial também contou um show de humor da comédia “Pão Com Ovo” e da banda Curumin Peralta que costuma realizar performance artística durante as apresentações.
SWITCH 14 E MESA DE BAR

No Arraial Humberto de Maracanã, no Parque Folclórico da Vila Palmeira, as apresentações e atrações levaram diversão para famílias inteiras. Opções não faltaram para adultos, crianças e idosos. Assim que o espaço abriu as portas, no dia 6 de junho, a população, que compareceu maciçamente ao evento, aprovou a programação do arraial. Entre os artistas que se apresentaram no local destaque para as bandas Banda Switch 14 e Mesa de Bar.
O evento contou ainda com a cantora Katia Cilene, que tem o estilo Jovem Guarda. As atrações locais também não ficaram de fora do espetáculo. Além de garantir a presença de grupos folclóricos, o arraial também contou apresentações de quadrilhas juninas, danças portuguesas, dentre outros.
O arraial foi encerrado, no último domingo, dia 1º de julho, com um show do cantor maranhense Lairton e seus teclados. Uma das atrações da noite, o artista conseguiu embalar o público com um repertório que marcou sua carreira. Nesse período de festança junina, segundo a coordenação do evento, mais de 100 mil pessoas estiveram prestigiando as atrações que passaram pelo palco.
ATRAÇÕES PARA TODO GOSTO



No Arraial do Cohatrac, que estreou no dia 16 de junho, também não foi diferente e teve bumba-meu-boi para todo gosto. A programação trouxe a irreverência do sotaque de zabumba, a sutileza do sotaque de orquestra e a tradição da matraca, o sotaque da Ilha. Os grupos empolgaram a multidão que marcou presença no arraial.
Com segurança, acessibilidade, conforto e diversidade, marcas que o consagraram como um dos mais bonitos e animados de São Luís, o Arraial do Cohatrac foi encerrado, na noite de domingo (1º/07), com a presença de numeroso público, que participou e se divertiu com shows dos cantores Anderson Mendonça, Andinho Xavecada e Tiago Rodrigues.
Durante os dias de festas, o espaço teve infraestrutura de grande porte com capacidade para receber um público de 40 mil pessoas por dia numa área com acesso controlado. A organização do evento estima que mais de 100 mil pessoas tenham prestigiado as atrações que se apresentaram no local.
MOVIMENTOU A ECONOMIA


Em todos os locais de festa, vendedores ambulantes aproveitaram à presença do público que prestigiaram os arraiais, para complementar a renda. Na Cohama, por exemplo, Dona Maria Rita Cardoso, de 65 anos, aposentada, recorda os dias em que mais faturou com as vendas de churrasquinho na porta do arraial.
"Foi um São João maravilhoso. Não tenho do que reclamar, principalmente nos dias dos shows de Jonas Esticado e Alcione em que aproveitei para fazer um dinheiro extra. Espero que ano que vem o sucesso deste ano passo se repetir", declarou ela, bastante animada com o faturamento da temporada junina.
Já no arraial do bairro Vinhais, próximo à Igreja São João Batista, as diversas atrações culturais – incluindo bumba bois – que se apresentaram no terreiro também arrastaram multidões com matracas e pandeirões. O evento foi inaugurado no dia 15 e encerrou no dia 24, data do padroeiro da festa.
Além dos locais já citados, outro circuito junino apoiado por Astro de Ogum foi o Arraial Fofinho da Roça, no Alto do Angelim. Durante os dias de festanças, diversas brincadeiras estiveram se apresentando no local. O chefe do legislativo ludovicense que é referência na cultura popular do estado também apoiou programações de alguns colegas de plenário.
Destaques para o Arraiá na Vila, realizado pelo vereador Antônio Marcos Silva, o Marquinhos (DEM), no bairro Divineia; de do Arraial do Bairro de Fatima, promovido pelo vereador Beto Castro (PROS). Além deles, Astro apoiou ainda eventos organizados pelos vereadores Chico Carvalho (PSL) e Raimundo Penha (PDT).
Também contou o apoio do presidente Astro de Ogum os arraias da Escola de Samba Favela do Samba e Império Serrano, ambos dia 23/06, Arraial da Vila Itamar, Arraial da Rua 24 de Outubro, no Monte Castelo, Arraial dos bairros Itapiracó e Coroado.
EVENTO COM FOCO SOCIAL


O presente da Câmara também apoiou eventos de entidades sociais como, por exemplo, o Arraial da Casa Santa Maria, no Monte Castelo; Arraial da Associação Amigos de Cururupu, do Doutor Paulo Avellar; e o tradicional festejo do largo de São Sebastião, na Madre de Deus.
Astro falou ainda que promete continuar investindo em eventos organizados por entidades sociais e filantrópicas. O período junino de 2018 acabou, mas já planeja a programação do ano que vem. Segundo explicou, para a temporada junina de 2019, ele pensa em organizar um mega arraial com foco voltado ao social.
“Estamos pensando em uma forma de organizar um arraial [provavelmente o Pertinho de Você] para ajudar entidades sem fins lucrativos, clubes de futebol e fundações sociais que atuam em nossa cidade. A nossa ideia é organizar o espaço, montar a programação e deixar a bilheteria sob o comando dessas entidades que ao final da noite devem ficar com toda a renda dos shows. É uma forma que encontramos para ajudar entidades que passam por dificuldades financeiras”, concluiu Astro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário