Os moradores da cidade de Raposa, na
Região Metropolitana de São Luís, há tempos sofrem com os péssimos
serviços prestados pela Empresa Maranhense, responsável pelo transporte
coletivo na cidade.
“Nenhum problema é tão emergencial
quanto situação do transporte coletivo na Raposa, onde assim como eu, muitos
outros moradores dependem deste transporte e estão perdendo horas nas paradas
de ônibus ou dentro dos Terminais de Integração [falo pelo terminal na Cohama],
mas alguns conhecidos meus relatam que o problema também acontece no Terminal
da Cohab”, explica Michelle Cabral, estudante de Engenharia Elétrica, moradora
do bairro Vila Maresia.
De acordo com Michelle, várias
ligações telefônicas já foram feitas para a Empresa Maranhense, na tentativa de
solucionar o problema da demora dos ônibus, mas, até hoje, não se obteve
resposta alguma.
“Todas as noites venho da Ivar
Saldanha, passo pelo Terminal da Cohama, chegando por volta das 21:30h [...] Já
saio da aula mais cedo, justamente por causa dos ônibus que não têm horário
[...] Me encontro com outros passageiros que lá estão muito antes de mim."
Ainda segundo a estudante, quando o ônibus chega é por volta das 22:40h,
lotado.
Já a cuidadora de idosos Maria da
Conceição Oliveira dos Santos, 28 anos, moradora do bairro Vila Bom Viver,
explicou que chega na parada de ônibus, sentido São Luís, às 15:20h, mas só
consegue pegar o Raposa/Cohama, por volta das 16:50h. O mesmo problema estaria
acontecendo com a linha Raposa /Cohab.
“Quando ligamos para reclamar, somos
tratadas com ironia [...] Assim, também, desta mesma forma, os cobradores
destratam as reclamações dos passageiros dentro dos coletivos, como ocorreu
comigo”, desabafa Maria da Conceição.
Questionada pela demora dos ônibus,
uma cobradora teria respondido que “pior sou eu que estou aqui sentada
sem ter tempo de ir ao banheiro.”
Procurado por O Quarto Poder, o
presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB),
Lawrence Melo, disse que vai encaminhar a demanda para o Coordenador do
Departamento Semiurbano e cobrar a Empresa Maranhense sobre as denúncias.
RECLAMAÇÕES ANTIGAS
A população aguarda ansiosa para que
aconteça, de fato, uma mudança de tratamento no serviço prestado pela Empresa
Maranhense aos moradores da cidade turística.
As reclamações são antigas.
Audiências Públicas foram realizadas, no passado, para discutir o tema,
inclusive, com a presença de diretores da empresa, mas não se obteve resultados
satisfatórios em relação à qualidade serviços prestados, até hoje.
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