URGENTE

6/recent/ticker-posts

Brandão empossa novos profissionais da Polícia Civil para fortalecer sistema de segurança pública do Maranhão




Mais 74 novos profissionais foram empossados na Polícia Civil do Maranhão. Ao todo, tomaram posse em seus cargos 40 novos delegados, 22 investigadores, 3 escrivães e 9 peritos oficiais, todos aprovados em concurso público. O ato de posse coletiva dos novos policiais civis foi realizado nesta segunda-feira (5), no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, e a cerimônia foi conduzida pelo governador do Estado, Carlos Brandão.


Na avaliação do governador, as novas nomeações vão reforçar o sistema de segurança pública estadual, para que haja uma “resposta mais rápida e dura” à criminalidade. Brandão também citou os avanços obtidos no setor e os bons resultados obtidos pelas forças policiais do Maranhão nos últimos anos.  


“Hoje nós reforçamos aqui o sistema da Polícia Civil para que a gente possa ter agilidade. É importante a gente dizer que a gente avançou bastante. Nós saltamos de 14º para o 7º melhor [lugar] em segurança, segundo os dados do Centro de Liderança Pública, e temos a 2ª melhor [segurança] do Nordeste, mas ainda não estou satisfeito, a gente precisa melhorar mais”, disse Carlos Brandão.


A contratação dos novos policiais e peritos foi possível após o envio de um Projeto de Lei inédito à Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema) propondo a quebra da cláusula de barreira do concurso, que impedia a convocação dos candidatos habilitados e aprovados no último concurso público da Polícia Civil, mas não convocados para o curso de formação.


Com a aprovação da proposta pelos deputados, foi autorizada a convocação de candidatos aprovados além das vagas originalmente previstas no edital. Como resultado, mais de 120 candidatos foram chamados pelo Governo do Estado. Do total de convocados, 70 compareceram e concluíram o curso de formação. Outros quatro candidatos, oriundos de outro curso de formação, estavam apenas aguardando nomeação e posse. A presidente da Alema, deputada Iracema Vale, participou do ato de posse e celebrou as novas nomeações.


“O governador mandou a proposta da quebra da cláusula de barreira e a Alema prontamente aprovou isso e proporcionou esse momento, onde o governador tem a oportunidade de empossar todos os aprovados, todos os excedentes do concurso. Fico muito feliz em ter participado desse processo”, detalhou Iracema Vale.


Reforço ao sistema de segurança


Para o secretário de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), Maurício Martins, a nomeação é um momento “histórico” e os novos profissionais vão “oxigenar” a estrutura de segurança do Estado, com atuação prioritária em municípios do interior.  


“A nomeação, da forma como aconteceu, o governador propondo a quebra da cláusula de barreira para a Assembleia, que foi aprovada por unanimidade, demonstra uma união de esforços a favor da segurança. O ato fortalece a segurança pública e ao mesmo tempo valoriza os policiais e a instituição, aumentando seu efetivo para trabalhar em todo o estado”, aponta Maurício Martins.     


Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão destacou uma série de investimentos estaduais que vêm ampliando a atuação das forças de segurança em todo o território maranhense, como o Plano de Reestruturação de Delegacias, que vem garantindo a reconstrução, reforma, ampliação e modernização de unidades policiais em todo o estado. O Plano já garantiu a conclusão das obras em mais de 100 delegacias.


Brandão listou ainda, entre os recentes investimentos do Governo do Estado no setor da Segurança Pública, a entrega de viaturas, armamentos, munições, equipamentos de segurança individual, drones e outros aparatos tecnológicos, além do reajuste salarial para policiais civis e a concessão da Jornada Operacional Extraordinária (JOE).


“Estamos fazendo o maior programa de reforma de delegacia de toda a história. São mais de 140 delegacias que estão sendo reformadas para dar melhores condições de trabalho à Polícia Civil. Estou aqui muito feliz com esse ato, que foi uma decisão firme, uma decisão que envolve investimento, não digo gasto, mas investimento, porque dinheiro em segurança é investimento”, enfatizou Brandão.


Realização profissional


Miguel Jorge Moreira Barros foi um dos 74 novos policiais empossados. Após longos anos de estudos e preparação, Miguel finalmente realizou o sonho de ser empossado como investigador da Polícia Civil. “O ato de posse coroa toda uma trajetória de estudo, de dedicação, mas além da questão individual, ela também representa para a sociedade maranhense um aporte maior na segurança pública, um investimento que tem sido feito pelo Governo do Estado para dar uma tranquilidade para a nossa comunidade”, relatou o investigador.


Cintia Miranda, empossada como delegada de Polícia Civil, conta que foram seis anos de espera até o momento da posse. Ela disse estar preparada para a nova missão. "Estamos muito ansiosas para servir à população, com muita felicidade e sentimento de gratidão. Foram seis anos de espera, mas acreditamos que tudo tem o momento certo. Um grande agradecimento ao governador, que reconheceu que nós estamos aqui para aservir. Isso representa um importante ganho para a sociedade maranhense".


A solenidade de posse dos novos policiais civis também contou com a presença do delegado geral da Polícia Civil do Maranhão, Manoel Almeida; os comandantes gerais da Polícia Militar (PMMA) e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), respectivamente, Pitágoras Nunes e Célio Roberto; os secretário de Estado Sebastião Madeira (Casa Civil) e Guilberth Garcês, entre outras autoridades.

Postar um comentário

0 Comentários