O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA/Ebserh/MEC) recebeu nesta segunda, 29, no auditório Emílio Ribas no Ministério da Saúde (MS) em Brasília, homenagem pelo trabalho desenvolvido pela Unidade de Cuidados Intensivos Perinatais em prol dos cuidados e prevenção da prematuridade.
A cerimônia marcou o encerramento do mês alusivo a prematuridade, novembro roxo, mês dedicado a sensibilização para a prematuridade e que tem o objetivo é alertar sobre o crescente número de partos prematuros, como preveni-los, e informar a respeito das consequências do nascimento antecipado para o bebê, para sua família e para a sociedade.
Na ocasião, a homenagem foi recebida pelo reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho; pela superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages e pela chefe da Unidade de Cuidados Intensivos Perinatais do HU-UFMA, Marynéa Vale. A declaração de reconhecimento como Centro de Referência Nacional do Método Canguru foi entregue pelo diretor do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (Dapes) do MS, Antônio Braga Neto.
O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho destacou a importância desse reconhecimento “Foi um dia marcante para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para os cuidados às gestantes e aos recém-nascidos. Já que a homenagem foi o momento de reconhecer as pessoas e as instituições que se dedicam e desenvolvem ações estratégicas em prol da saúde pública no campo da atenção materno-infantil. Estar aqui representando o HU-UFMA e todo o trabalho desenvolvido com afinco por essa equipe grandiosa é uma grande alegria.”.
A chefe da Unidade de Cuidados Intensivos Perinatais do HU-UFMA, Marynéa Vale, destacou a importância da homenagem do Ministério pelas boas práticas no cuidado ao recém-nascido e de suas famílias. “Nos sentimos gratos pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido pela nossa equipe que atua com muita dedicação na atenção aos recém-nascidos e na formação de profissionais em todo Maranhão, se destacando como Centro Nacional de Referência do Método Canguru.”.
O evento fez parte da campanha do Ministério da Saúde que teve este ano o tema “Separação Zero”, que destaca a importância primordial da presença dos pais junto aos bebês prematuros. A cerimônia contou com a presença de autoridades do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Pediatria, do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde e de demais instituições ligadas à causa.
0 Comentários