Em entrevista exclusiva, o secretário de Estado da Educação,
Felipe Camarão, falou das ações que serão realizadas nos próximos anos pelo
governador Flávio Dino para a área da Educação. Ele também comentou a aprovação
de 76,28% dos estudantes da rede estadual de ensino no último vestibular da
Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
O secretário ressaltou os investimentos feitos pelo
governador e que resultaram em números surpreendentes para a Educação, que vão
desde a reforma e construção de espaços escolares, que atingiu números que
ultrapassam 800 obras, formação de profissionais da educação, implantação de
escolas em tempo integral, entre inúmeras outras ações que resultaram, por
exemplo, no maior IDEB já conquistado pelo Maranhão: a nota do estado foi de
3,4 em 2017, representando um crescimento de 21,4%, em quatro anos.
Jornal Pequeno – Uma das ações voltadas para essa melhoria e que foi anunciada
pelo governo é o Pacto Maranhense Pela Aprendizagem. Em que consiste esse
pacto?
Felipe Camarão – O Pacto Maranhense pela Aprendizagem é
uma ação estratégica do Programa Escola Digna 2019 ou Escola Digna 2.0, e vem
para reforçar o regime de colaboração com os municípios, focado na melhoria dos
indicadores educacionais do Estado. Em outras palavras, esse pacto será o
caminho para o nivelamento da educação pública nas redes estadual e municipais.
Nós precisamos preparar o aluno, lá no Ensino Fundamental, para que ele chegue
com base para entender e absorver o conteúdo do Ensino Médio e possa chegar
onde ele quiser chegar. Por isso, vamos reforçar as ações de aprendizagem com
os municípios, dando suporte às ações das secretárias municipais. Hoje, nós
temos um total de 1.075.618 matrículas no Ensino Fundamental, sendo 1.035.071
nas redes municipais e 40.547 na rede estadual, que está fazendo a última etapa
do processo de municipalização do Ensino Fundamental. E paralelo às ações pelo
Ensino Fundamental temos que continuar com as ações de fortalecimento do Ensino
Médio.
Jornal Pequeno – Quais são os maiores desafios nessa missão
de melhorar o ensino e a aprendizagem?
Felipe Camarão – Apesar de termos avançado muito nos
primeiros quatro anos da gestão Flávio Dino, ainda temos muitos desafios a
serem enfrentados e que propomos o enfrentamento com o Pacto. Primeiro é
garantir que todos os estudantes do território maranhense estejam alfabetizados,
em Língua Portuguesa e em Matemática, na idade certa; reduzir a distorção
idade-série na Educação Básica; elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica (IDEB) em todos os níveis; contribuir para o aperfeiçoamento da formação
dos profissionais da educação, sendo que a principal estratégia será a
assistência técnico pedagógica e gerencial às redes municipais, no tocante à
avaliação, a gestão de resultados e planejamentos didáticos; bem como apoio na
gestão de programas e projetos federais.
Jornal Pequeno – Você falou em suas redes sociais da ajuda
que o Estado dará às prefeituras que enfrentam problemas com obras de creches
paradas. Já existe um diagnóstico dessas obras?
Felipe Camarão – Nessa perspectiva, o Pacto [Maranhense
pela Aprendizagem] atuará, também, apoiando financeiramente os municípios na
melhoria dos seus espaços escolares. É uma determinação do governador Flávio
Dino que priorizemos a ajuda aos municípios para que possam concluir as obras
inacabadas das creches. Estamos fazendo um diagnóstico que já detectou 32
creches a serem concluídas. Essa medida visa atender a uma demanda reprimida da
Educação Infantil, que é urgente. O estudante que teremos aqui no Ensino Médio
será fruto de um processo educacional que começa na creche, e apesar de ser
responsabilidade dos municípios, é preocupação nossa que essa criança seja bem
atendida.
Jornal Pequeno – Em relação ao fortalecimento do Ensino
Médio, que ações serão implementadas?
Felipe Camarão – A rede estadual de ensino realizou um
planejamento diferenciado para 2019, com objetivo de fortalecer o Ensino Médio,
que já teve um avanço muito importante em 2018 com melhoria do IDEB e com
aprovação maciça no último vestibular da Uema. Então, começaremos o calendário
desse ano com as jornadas pedagógicas, onde cada escola faz o seu diagnóstico e
elabora seu plano de ação, visando o alcance de metas e resultados; teremos
formações continuadas para professores e gestores escolares; e nova eleição de
gestores, ainda esse ano; continuaremos com os Simulados Mais IDEB, que são
preparatórios para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
Teremos atividades muito específicas para os estudantes do terceiro ano, com
foco no Enem e nos vestibulares que queiram fizer. São projetos como: o #PartiuEnem,
que contempla desde a recepção dos estudantes, a realização de simulados
específicos, aulões aos fins de semana; o #FDSdoTerceirao, onde as escolas
serão abertas aos fins de semana, uma vez a cada período letivo para os aulões
de revisão, palestras motivacionais, atividades culturais, esportivas e de
lazer; o #TerceiraoNaoTiraFerias com aulões preparatórios durante as férias
escolares (julho); e por último, o #EnemTôPreparado, com atividades
diferenciadas nas escolas com o objetivo de reforçar a autoconfiança dos
estudantes e possibilitar maior tranquilidade nos momentos anteriores ao Enem.
Jornal Pequeno – Havia, por um longo tempo, um sentimento de
descrédito no ensino público ofertado pelo Estado. Já se percebe um caminho
inverso nesse sentido?
Felipe Camarão – Temos certeza que sim. As ações que têm
sido implementadas na educação e tem corroborado de forma efetiva para isso.
Agora mesmo, há um clima muito bom de expectativa e de confiança entre os
estudantes da nossa rede com a divulgação das pontuações na prova do Enem,
nessa sexta-feira (18). Tivemos alunos com mais de 900 pontos em redação. E é
assim, estamos trabalhando para transformar a educação pública da rede, em uma
educação de qualidade. Agora mesmo reafirmamos uma parceria, feita no ano
passado, com a Startup ‘Mira Educação’, para aplicação de avaliação de
nivelamento para todos os estudantes do 1º ano do Ensino Médio da rede estadual
sem nenhum custo para o governo. Isso nos dará um importante diagnóstico sobre
o ensino e teremos base para garantir a adequada aprendizagem dos nossos
jovens. Também iremos aplicar simulados para os 2º e 3º anos do Ensino Médio,
avaliando cada competência e habilidade dos nossos estudantes, a cada período
letivo. Além dos simulados com a ‘Mira Educação’, iremos implantar nosso
sistema próprio de avaliação da rede, com a aplicação de testes aos nossos
estudantes e ainda iremos ofertar aos municípios para os seus 9º anos, sem
custo. Pela primeira vez teremos nosso próprio IDEB.
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