![]() |
Foto: Matheus Fotografia |
"Sensacional", essa foi a palavra dita por dona Maria Cristina, aposentada, 66 anos. Ao prestigiar o Boi de Axixá, no ensaio itinerante promovido pelo Boi Lendas e Magias, na quadra da escola Flor do Samba, Desterro, no útimo final de semana.
"Sensacional poder contemplar o bumba boi de Axixá, quando soube através dos meios de comunicação que esse batalhão lindo estaria aqui, eu reuni a familia e vim pra cá. Cresci acompanhando o boi e hoje passo isso aos meus filhos e netos. Sem sombras de dúvidas, o Axixá nunca mudou suas raizes e seu gingado. Parabéns a comandante do grupo, Leila Naiva, pelo seu esforço e pela sua garra e determinação em estar a frente desse batalhão", disse Dona Maria Cristina, emocionada.
Com 59 anos de história, o Boi de Axixá traz como tema este ano: “Boi de Axixá: cultura e tradição rumo aos 60 anos”.
A graciosidade das Índias do Boi de Axixá
Com charme, beleza dão show à parte em cada arraial onde a brincadeira se apresenta. Escolhidas em uma seleção rigorosa para compor um dos grupos mais representativos do sotaque de orquestra, as personagens encantam todas as plateias com seu bailado ritmado e indumentárias caprichosamente produzidas para a temporada junina.
Combinado à musicalidade inconfundível do grupo fundado há 59 anos pelo saudoso Francisco Naiva, o visual produzido pelas belas personagens faz delas atrações de destaque no São João do Maranhão, dignas de admiração crescente por sua dedicação ao nobre papel que desempenham no folclore.
O gingado dos vaqueiros (as) do Axixá
A cada apresentação é notório dos vaqueiros (as) campeadores e de fitas do boi de Axixá, que fazem a inconfundível história do tradicional bumba-meu-boi do sotaque de orquestra.
ENSAIO ITINERANTE
O ensaio itinerante demonstra a União de todos os grupos folclóricos do Estado, onde cada brincadeira se disponibiliza a participar dos eventos do outro grupo em datas pré agendas, abertas ao público em geral para prestigiaram.
0 Comentários