URGENTE

6/recent/ticker-posts

8° BPM traz perspectivas positivas para a Polícia Militar do Maranhão


O 8° Batalhão da Polícia Militar, que tem a sua frente o comandante Ayrton Fontinelle Torres, vem alcançando índices significativos nas áreas de sua atuação, de tal modo que atinge suas metas operacionais com resultados notoriamente positivos na região metropolitana de São Luís
O trabalho é segmentado através de várias operações, como a modalidade chamada de “Malha Metropolitana”. São 9 viaturas atuantes nas rotatórias do São Francisco, Parque Shalom, Cohama, Forquilha, Olho D’água, dentre outras e mais 2 que ficam próximas ao São Luís Shopping e Jaracaty Shopping, além de, 3 viaturas fixas no Renascença, Cohatrac e Via Expressa. Esse tipo de policiamento promove uma aproximação maior com a sociedade e é significativa para a polícia. Desencadeia um elo forte de ligação entre ambos, valendo lembrar que esta mesma equipe se desloca diariamente em atendimento às demais ocorrências, pois tem um tempo específico para ficar nas rotatórias.
 Principais Operações
 Permanece a dinâmica das operações “Lua Cheia”, ativa durante a noite, combatendo os crimes corriqueiros e todo tipo de ocorrência; “Alvorada”,desencadeada logo pela manhã nas paradas de ônibus e onde há grande concentração de pessoas, a exemplo das escolas e que também trabalha na prevenção de arrombamentos nas áreas comerciais.
Juntamente com o Comando Geral, o 8° BPM participa da “Cerco Total”, que é uma operação característica onde as unidades disponibilizam profissionais militares e viaturas para realização de ações “mega” em determinados pontos estratégicos da cidade.
As “Barreiras Policiais” são realizadas tanto pela manhã como pela tarde, a fim de inibir práticas criminosas como o porte ilegal de armas, assaltos à coletivos, furtos de veículos e motocicletas a serem usados em outros delitos.
“Grupamento Albatroz” é habilitado na 1° Companhia do 8° BPM, localizado no Cohatrac e se divide em duas equipes de motocicletas diariamente postadas nas imediações do referido bairro e adjacências, podendo se estender, quando necessário, a outros logradouros buscando, nas abordagens, combater crimes preventivamente.
“Grupamento Falcão”  Um dos grandes feitos dessa equipe foi a prisão de um indivíduo mais conhecido como galo, elemento de altíssima periculosidade, que provocava terror nas proximidades de uma reserva ambiental localizada no Altos do Calhau. Ele agia na prática de assaltos cotidianos e adentrava o matagal raptando vítimas femininas para cometimento de outras modalidades de crime.
Como efeito dessas operações houve uma baixa nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), principalmente homicídios, tentativas de homicídios e latrocínios. Todo esse planejamento é formulado pelo CEPAM I, sob comando do coronel Pedro Ribeiro que distribuí missões às suas diversas unidades, compostas do 8° BPM, CPTUR, 9° BPM, CPGD, diligenciando e executando ordens expressas em busca de obter sempre o melhor resultado em cada missão a essas unidades
O comandante do 8° BPM, Ayrton Fontinelle ressalta, que “O trabalho da Polícia Militar é árduo, persistente e incansável em relação a segurança pública, mas não se faz somente com a PM e sim com toda a comunidade sendo parte desse processo,  colaborando conosco e nos ajudando a enfrentar o crime”.

Postar um comentário

0 Comentários