sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Felipe Camarão inicia Caravana Escola Digna pelo Maranhão

 


O Secretário de Estado da da Educação do Maranhão, Felipe Camarão, iniciou nesta sexta-feira (6) a Caravana Escola Digna 2.0, que reunirá Educadores, articuladores pedagógicos municipais e regionais, secretários municipais de educação e equipes escolares para debater o futuro do Programa Escola Digna e a destinação dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) em todo o Maranhão. O diálogo começou pelo município de Pinheiro e ao longo do mês percorrerá todas as regionais de educação do Estado. 

Em Pinheiro, a caravana reuniu educadores dos 17 municípios que compõem a regional e é mais uma ação de gestão democrática da educação maranhense, conforme assegura o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

“Precisamos debater o futuro do Programa Escola Digna no Maranhão, a partir da destinação dos precatórios do Fundef [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério]. São cerca de R$ 4 bilhões para o estado do Maranhão e nós queremos colher informações, subsídios, sugestões de todos os profissionais da educação de nosso estado para esses importantes investimentos que serão feitos nos próximos anos. Esse valor deve ser pago até o ano de 2023, e se faz necessário discutir e planejar com a categoria nesse momento em uma relação democrática para que possamos fazer o melhor pela Educação do nosso estado”, ressaltou Camarão.


A coordenadora pedagógica da Caravana, secretária Adjunta da Seduc, Nádya Dutra, explicou a dinâmica da ação. “Vamos percorrer todas as 19 Regionais de Educação do Estado nas próximas semanas para seguirmos construindo uma educação de qualidade social e inclusiva através do Programa Escola Digna”, enfatizou.


O prefeito de Guimarães, Osvaldo Gomes, que também é professor da Rede Estadual de Ensino, ressalta que a pauta da Caravana fortalece a educação da região da Baixada. “Vem fortalecer as ações da educação na região, principalmente Guimarães, que tem uma história pautada na educação. O Escola Digna também é fortalecido com a parceria do Governo do Estado com as prefeituras municipais. Sobre os precatórios, são muito importantes essas discussões para tirarmos dúvidas e esclarecermos porque é um recurso bem-vindo”, apontou.

O vereador de Pinheiro, Leo Lobato, agradeceu pelo lançamento da Caravana Escola Digna 2.0, na região e reforçou a parceria Estado e municípios. “O governador Flávio Dino e o secretário Felipe Camarão sempre olharam com carinho para baixada maranhense, principalmente em Pinheiro, que tem obras importantes da Educação. Eu, como vereador, fico muito feliz por recebermos um evento dessa relevância em nossa cidade”, comemorou.

“Todos estamos envidando esforços para que o Programa Escola Digna sempre tenha êxito em nossos municípios. Estamos empenhados para que o programa seja um sucesso em nossa região”, avaliou o professor Santos, Secretário Municipal de Educação de Porto Rico, e representante da União de Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), na região.

A Gestora do Centro Educa Mais Newton Bello, em Santa Helena, Antonele Avelar, frisou que a escola é fruto do Programa Escol Digna, também destacou a importância da Caravana. “Nossa escola é fruto desse programa e, hoje, desenvolvemos um trabalho maravilhoso, graças ao Escola Digna. Então, essa caravana é fundamental para que essa política continue e avance mais e mais, sempre agregando à educação”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário