terça-feira, 6 de julho de 2021

Carlos Lula dobra capacidade de assistência a pacientes renais crônicos na região de Chapadinha

 Em busca da excelência no atendimento oferecido à população, o secretário estadual da Saúde, Carlos Lula, está investindo na ampliação do serviço de hemodiálise no Hospital Regional de Chapadinha, dobrando a capacidade de assistência a pacientes renais crônicos de 15 municípios da região.  



Agora cerca de 90 pacientes serão assistidos nos três turnos de atendimento, de segunda a sábado, com a expansão de 8 para 15 cadeiras de hemodiálise. A entrega da expansão do serviço, nesta terça-feira (6), repercutiu na região. 

A prefeita Ducilene Belezinha disse que o serviço de hemodiálise preenche um vazio sanitário e passa a garantir o tratamento dos pacientes dialíticos na própria região. Para ela, o secretário Carlos Lula tem dado o seu apoio na expansão de serviços de saúde para os chapadinhenses. “Essa união só traz benefícios para a população”. 

A deputada estadual Thaiza Hortegal destacou que no estado, “o secretário Carlos Lula não tem medido esforços para que esta rede de saúde cresça. 

Nesse cenário, o vice-prefeito Levi Pontes, que é natural de Chapadinha, falou sobre o empenho do governador Flávio Dino e do secretário Carlos Lula no fortalecimento da saúde e ressaltou que a expansão do serviço de hemodiálise alcança os dialíticos dos 15 municípios da região.  

Em Chapadinha, hoje, Carlos Lula falou da alta capacidade de mobilização da classe política para melhorar os indicadores de saúde e o bem-estar dos usuários do SUS. 

“Quero agradecer a classe política, peça fundamental nesse pedido de ampliação do serviço de hemodiálise. Quero agradecer ao deputado Paulo Neto, a deputada estadual Thaiza Hortegal – que fez indicação a esse respeito e pedido doação de cadeiras de rodas que vamos fazer mais tarde. Temos hoje o vice-prefeito Levi Pontes, que foi deputado, essa obra não teria saído também sem o esforço e o pedido reiterado dele. A classe política foi fundamental para que hoje a gente tivesse condições de inaugurar essa ampliação da diálise e a entrega das cadeiras de rodas”, frisou Carlos Lula. 

A entrega das sete cadeiras para o serviço de hemodiálise no Hospital Regional de Chapadinha, segundo Carlos Lula representa mais uma ampliação do sistema de hemodiálise no estado. “É bom lembrar que em 2014 tínhamos apenas 15 cadeiras de hemodiálise para o estado inteiro, lá no Hospital Carlos Macieira, em dois turnos apenas. Desde o momento que colocamos essas cadeiras para funcionarem em três turnos até agora, saímos de 25 cadeiras para mais de 400 cadeiras no total do estado”.  

O vice-governador Carlos Brandão visitou Chapadinha durante a entrega das sete cadeiras para o serviço de hemodiálise do hospital e 34 cadeiras de rodas a pessoas com problemas de neurodesenvolvimento ou deficiência motora. 

“Já tínhamos oito e agora vamos para 15 cadeiras para hemodiálise. Isso vai permitir o tratamento de 90 pessoas por dia”, ressaltou o vice-governador Carlos Brandão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário