terça-feira, 18 de julho de 2017

Prefeitura de Santa Rita inicia processo para receber selo Quilombos do Brasil


A prefeitura de Santa Rita através da secretaria de Igualdade Racial iniciou nesta segunda-feira (17), o processo de registro histórico das comunidades quilombolas para conseguir a certificação Palmares.
O trabalho está sendo feito “in locco” nas comunidades, ouvindo as histórias da localidade e catalogando imagens guardadas, objetos preservados e enredos narrados pelos patriarcas e matriarcas locais.
A Fundação Cultural Palmares (FCP) é uma instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), seu objetivo é promover a preservação dos valores culturais, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira.
Hoje em Santa Rita existem 22 comunidades quilombolas, destas, 13 são registradas. Uma das metas do prefeito Dr Hilton Gonçalo é certificar todas comunidades, por esta razão, a secretaria de Igualdade Racial (sob o comando dos secretários Lourinaldo Nunes e Davyson Juan) conta com a assessoria da antropóloga, Andréa Coelho, captando as informações e assim dando mais um passo para a certificação das demais comunidades.
O que é o Selo Quilombos do Brasil?
O Selo é um certificado de origem, que tem como objetivo atribuir identidade cultural aos produtos de procedência quilombola. O manual traz informações quanto aos benefícios de uso do Selo, à solicitação de uso da marca e a sua aplicação. Dela, podem se beneficiar núcleos de produção da agricultura familiar, membros das associações, cooperativas e pessoas jurídicas com empreendimentos nas comunidades reconhecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário