quinta-feira, 9 de junho de 2016

Rio Carrapicho é revitalizado em ação conjunta da Prefeitura com a comunidade



O Rio Carrapicho, na comunidade quilombola de Juraraitá, está sendo revitalizado. No trabalho de limpeza do local e replantio de árvores nas margens do rio, os moradores do povoado tiveram participação importante. A ação, coordenada pela Prefeitura Municipal de Bequimão, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur).
Durante todo o mês, equipes da Prefeitura promoveram reuniões, envolvendo associação de moradores, escolas, Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais e Igreja Católica, para discutir e planejar as intervenções. A estratégia traçada foi de uma revitalização ambiental, objetivando minimizar o quadro atual de degradação, erosão, descarte indiscriminado de lixo, desmatamento e queimadas às margens do rio Carrapicho.
Primeiro, foi feita a limpeza e capina das vias públicas da comunidade. Depois, foi feita a obstrução das áreas prioritárias para contenção da erosão provocada pelas chuvas. Para isso, foram reutilizados pneus e sacos plásticos cheios de areia e barro. Também plantaram gramínea, que ajudam na fixação e proteção do solo erodido. Com os pneus coletados nas borracharias de Bequimão, os próprios moradores, apoiados pela equipe da Sematur, produziram lixeiras.
“Este trabalho de utilizar os pneus na proteção do rio Carrapicho faz com que possamos reciclar e dar um destino útil aos pneus velhos e sem uso, que poderiam contaminar o meio ambiente e até servir de foco de reprodução de mosquitos”, afirmou a secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Keila Soares.
No mutirão, ainda foi demarcada a área para estacionamento de motos e carros, com intuito de evitar a circulação de veículos às margens do rio. As árvores nativas receberam placas com identificação do nome tradicional e cientifico e ainda foram identificadas trilhas ecológicas. A Sematur pretende fazer campanha de educação ambiental permanente na comunidade e junto aos visitantes e banhistas.
PARCERIAS PELA REVITALIZAÇÃO DO CARRAPICHO

Estudantes da escola municipal fizeram replantio de mudas nativas e acompanharam todas as atividades. No local, foram colocadas placas de sinalização e de advertência para preservação e conservação do rio. Freiras da Paróquia Santo Antônio fizeram uma celebração, entoando cânticos, para abençoar o rio e as mudas nativas que seriam plantadas.
O prefeito Zé Martins, que esteve no mutirão, destacou a importância ambiental, social e econômica do rio para a comunidade de Juraritá e para o município de Bequimão. “Daí a necessidade deste trabalho de parceria, para que seja, efetivamente, o marco inicial da grande transformação e conservação do nosso rio Carrapicho”, afirmou o prefeito.
As ações do mutirão foram conduzidas com a alegria característica das comunidades quilombolas, com tambores, cantos e danças.
A atividade de intervenção no Rio Carrapicho contou com esforços de diversas secretarias e setores da administração, entre elas Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Juventude, Administração e Transporte, Obras e Infraestrutura, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário