O Governo promoveu nesta quinta-feira (9), no Centro de Especialidade Ninar, equipamento que integra a Rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), uma programação toda especial, alusiva ao Dia das Crianças, com o tema “Brincar é para todos”. Durante toda a manhã, famílias assistidas pelo serviços do Ninar puderam fortalecer vínculos, além de desfrutar de momentos de recreação.
“Escolhemos o tema ‘Brincar é para todos’ como forma de fazer os pais e as crianças interagirem uns com os outros, até porque a nossa intenção, para além de o local ser um espaço de tratamento multidisciplinar, é também proporcionar um período de diversão, onde todos possam, juntos, sentir-se acolhidos e celebrar, sem preocupações, o Dia das Crianças”, explica a diretora técnica do Centro de Especialidade Ninar, Tharcianne Garcez.
Com direito a pipoca, algodão-doce, cachorro-quente, suco, piscina de bolinhas, escorregador inflável e pula-pula, as crianças, pais e responsáveis puderam interagir entre si, reafirmando o princípio do direito de brincar e se divertir como forma de cuidado e promoção ao bem-estar.
José Luís Santos, de 42 anos, é pai de Brandon Luís, de 12 anos. O adolescente foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, além do acompanhamento multiprofissional de psicólogos, Cozinha Amiga e Iniciação Musical, também encontrou no Centro Ninar um local para ser quem realmente é.
“Assim que chegamos, o Brandon perguntou se poderia brincar no escorregador, e eu nem sabia o que dizer, porque ele é maior que as outras crianças. Ver meu filho interagindo com outras crianças deixa a gente satisfeito e feliz. E isso serve para a gente também. Quando o levo para a aula de música, por exemplo, eu mais sorrio do que participo com ele. Tenho aprendido muito aqui com ele, porque é uma criança que me tornou mais autônomo, e mesmo com toda a correria, ele me deixa feliz”, afirmou seu José Luís.
A pequena Agatha Noemilly Melo, de sete anos, tem diagnóstico de TEA, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Epilepsia de Difícil Controle. Para a mãe dela, Regina Melo, de 43 anos, a programação montada ajuda a filha a ser mais sociável. “Ajuda ela a ter mais comunhão com outras pessoas e a interagir com outras crianças. Isso gera um desenvolvimento muito bom para ela diante da sociedade, porque, mesmo com as limitações que tem, é uma criança que pode receber tratamento igual a qualquer outra da idade dela”, comentou.
Ao final da programação, as crianças assistidas pelo equipamento da SES foram presenteadas com brinquedos, como bonecas, bolas, carrinhos e outros, voltados para a estimulação cognitiva completa, envolvendo os aspectos sensoriais, auditivos e visuais.
O Centro de Especialidade Ninar fica localizado em frente ao Hotel Luzeiros, no bairro Ponta do Farol, e é referência em atendimento a pacientes com algum tipo de deficiência intelectual ou física. A unidade oferece aos pacientes e seus familiares serviços de consultas médicas em pediatria, neurologia, ortopedia e oftalmologia, procedimentos multidisciplinares, consultas de terapia ocupacional, fisioterapia motora, fonoaudiologia, psicopedagogia, musicalização, culinária e arteterapia, entre outros.
0 Comentários