De janeiro a julho deste ano foram registradas 1.335 ocorrências de captura de animais silvestres pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), na região metropolitana de São Luís.
O montante chama atenção pela alta presença de um tipo específico de animal – as cobras da espécie jiboia. Elas representam 63% das capturas realizadas pelas equipes do Corpo de Bombeiros, no período.
Além das jiboias, os bombeiros atenderam a chamados envolvendo outras espécies da fauna silvestre como cutias, macacos, jacarés e abelhas. Muitos desses animais aparecem em áreas urbanas em busca de alimento, abrigo ou por conta da degradação de seus habitats naturais. Estas ocorrências também estão relacionadas à expansão urbana desordenada.
Apesar do número expressivo, a presença de jiboias nas áreas urbanas não representa, em geral, risco à vida humana.
As áreas com maior incidência de registros são as próximas a matas e terrenos baldios, onde é mais comum encontrar esses animais.
O Batalhão de Bombeiros Ambiental (BBA) executa ações preventivas, de resgates e também campanhas de orientação junto à população. Em caso de animais silvestres em área urbana, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.
0 Comentários