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Prefeitura de Guimarães realiza encontro da Semed com famílias atípicas e profissionais da Educação inclusiva




A Prefeitura de Guimarães, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), promoveu nesta quarta-feira, 30 de abril, o III Encontro com as Famílias Atípicas e Profissionais da Educação Inclusiva, realizado no Ginásio Poliesportivo Rubem Teixeira Goulart. O evento reuniu autoridades locais, educadores, famílias e colaboradores da gestão pública para um momento de escuta, acolhimento e fortalecimento do compromisso com uma educação mais inclusiva.


Com o tema “Família em Ação na Vida Escolar dos Filhos na Perspectiva da Educação Inclusiva”, o encontro teve como objetivo destacar o papel fundamental da parceria entre família e escola no processo de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento e altas habilidades.


Estiveram presentes a secretária municipal de Educação, Ligiane Cantanhede, o vice-prefeito Olavo Cardoso, além de secretários municipais, vereadores, professores, gestores escolares, Polícia Militar e Antônio Augusto, representando o Ministério Público.


A programação contou com falas institucionais, apresentações e reflexões sobre práticas inclusivas. Um dos momentos mais emocionantes foi a leitura do poema "Construa-me uma ponte", realizada pelo aluno Osmar Rosa dos Santos Júnior, da Escola Militar 2 de Julho, acompanhado de sua tutora Glaciane de Jesus Santos. O gesto simbolizou o papel dos tutores, cuidadores e ledores — profissionais fundamentais no apoio ao processo educativo dos estudantes com deficiência.


Durante o evento, a SEMED também apresentou oficialmente à comunidade escolar os tutores, cuidadores e ledores que atuam nas unidades de ensino, destacando suas funções e a importância do trabalho colaborativo entre esses profissionais, professores e famílias. A iniciativa teve como objetivo ampliar o conhecimento da comunidade sobre a estrutura de apoio à educação inclusiva oferecida pelo município.


A palestra magna foi ministrada pelo professor Nedson Ribeiro, doutor pela Universidade de Coimbra e especialista em História da Cultura Afro-Brasileira, que trouxe importantes reflexões sobre práticas inclusivas e o papel da comunidade escolar no acolhimento da diversidade.


Durante o encontro, destacou-se a importância dos três pilares da educação inclusiva: a família, o professor e o tutor. A família foi reconhecida como a principal aliada no desenvolvimento escolar dos filhos; o professor, como facilitador do respeito e da aprendizagem colaborativa; e o tutor, como figura essencial no apoio às necessidades dos estudantes com deficiência.

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