O deputado federal Dr. Gonçalo (Podemos), líder do Coletivo Gonçalo, apresentou uma proposta para a criação de um benefício emergencial destinado a pescadores dos municípios da região Norte e Nordeste que estão sofrendo com os impactos da seca e têm estado de calamidade.
A iniciativa prevê o pagamento de R$ 2.824,00 (dois salários mínimos) a todos os pescadores e pescadores profissionais artesanais, sem prejuízo ao Seguro defeso, já assegurado à categoria. O benefício tem como objetivo garantir o sustento e a dignidade às famílias que dependem da pesca como principal fonte de renda, mas foram diretamente afetadas pela deficiência de chuvas, o que comprometeu a atividade econômica e a segurança alimentar. O valor deve ser pago em parcela única sem prejuízo aos demais benefícios já concedidos.
“O Coletivo Gonçalo está atento às dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores da pesca. Esta proposta é uma forma de garantir que, mesmo em meio a essa calamidade, essas famílias possam ter um mínimo de estabilidade financeira”, destacou o Dr Gonçalo.
A seca que atinge a região tem causado queda nos níveis dos rios, prejudicando a reprodução de peixes e inviabilizando a pesca artesanal, um dos principais meios de subsistência da população local. Com a medida, o deputado busca complementar o Seguro defeso, benefício pago durante o período de proibição da pesca.
0 Comentários