Criado em 1986 pelo grupo Laborarte em parceria com Almerice da Silva Santos, o Cacuriá de Dona Teté é uma das apresentações mais fortes da cultura Ludovicense, porém em 2024, o nome teve que mudar em decorrência do uso da marca pertencer aos familiares da caixeira.
O Cacuriá de Dona Teté, o original, idealizado pelo Laborarte, agora é Cacuriá Balaio de Rosas e por não explicarem direito a sociedade o que ocorre, uma reação negativa despencou sobre a cantora Rosa Reis.
No entanto, após vaias recebidas no Arraial de Santo Antonio na quinta-feira, 13 de junho, Rosa Reis veio a público explicar o que ocorre.
Segundo release divulgado pelo Laborarte: Em respeito a toda história e dedicação que Almerice da Silva Santos, Dona Teté, teve com a cultura popular maranhense, e em homenagem ao seu centenário, o grupo Laborarte entrega o nome “Cacuriá de Dona Teté” para o estado do Maranhão, como símbolo cultural do cacuriá, representando não apenas um grupo, mas todos que fazem parte dessa manifestação.
0 Comentários