O vice-governador e secretário estadual de Educação, Felipe Camarão (PT), disse nesta sexta-feira, 7, em entrevista à TV Mirante, que o Governo do Maranhão está comemorando duas grandes conquistas na redução das taxas de analfabetismo no estado.
"A meta do governador Carlos Brandão (PSB) é tornar o Maranhão território livre do analfabetismo. Nós faremos isso em dois eixos: primeiro, alfabetizar as pessoas com mais de 15 anos. São jovens adultos e idosos. Aliás, na quinta-feira (6), estive em Brasília e participei com o ministro da Educação, Camilo Santana, do lançamento do compromisso nacional da redução do analfabetismo entre jovens, adultos e idoso e do lançamento do Pro-Jovem, novamente aqui no Brasil", declarou Camarão
Ele disse ainda que há também no estado uma meta de reduzir a taxa de analfabetismo entre adulto. "E essa foi uma conquista também no Maranhão. Nos últimos 12 anos, ou seja, de 2010 pra cá o Maranhão tem reduzido sistematicamente o índice de analfabetismo entre essa faixa etária. Agora, a outra parte que a gente também tem que celebrar é o que foi divulgado pelo IBGE e pelo MEC (Ministério da Educação) os novos índices de alfabetização entre crianças na idade escolar. De 2019 a 2022, o Maranhão foi o estado que mais alfabetizou crianças. Nós saímos da 24ª colocação para a 10ª colocação no Brasil e no nordeste somos o terceiro. Fomos o estado que mais evoluiu na alfabetização de crianças", ressaltou o secretário.
Camarão enfatizou que o governo do estado pretende fazer não só a alfabetização de pessoas, mas no bom estilo estilo do educador e filósofo Paulo Freire, revelar o mundo para as pessoas. "É muito mais do que apenas ler e escrever, mas realmente ter condição de vida", frisou.
0 Comentários