O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) tomou a decisão de afastar, nesta terça-feira, o promotor de justiça Zanony Passos Filho. O caso ganhou destaque após o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor (PSDB), formalizar uma reclamação disciplinar acusando Zanony Filho de tentativa de extorsão no exercício do cargo.
No documento apresentado ao corregedor nacional do Ministério Público, Paulo Victor detalhou a alegada conduta criminosa do promotor, solicitando a instauração de um processo administrativo disciplinar e o afastamento imediato de Zanony Filho.
Paulo Victor relatou que as ameaças começaram dois meses atrás, quando o promotor expressou desejo por cargos na Câmara Municipal. Alega ter recebido lista de indicações e, ao negar novas nomeações, foi alvo de mensagens e ligações diárias, além de solicitações para transferência de valores para uma entidade.
O presidente da Câmara enfatizou que busca justiça diante de um tema complexo e destacou que dois habeas corpus foram impetrados contra o constrangimento ilegal provocado pelo promotor. O CNMP, ao tomar a decisão, encaminhou o ofício à Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão, que prontamente efetuou o afastamento de Zanony Filho do cargo.
0 Comentários