Nesta terça-feira (12), em entrevista ao programa Ponto Final, na Mirante AM, o Secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, fez um balanço do trabalho da pasta em 2023 e analisou a situação da Covid-19 no Maranhão.
“A Covid tem a menor taxa percentual em relação a todos os outros vírus que circularam até agora. A gente não tem mais uma emergência sanitária internacional. Algo que nós precisamos aprender a conviver e entender as medidas.
Todos nós já sabemos. Tá com síndrome respiratória gripal? É o que nós estamos chamando agora de etiqueta respiratória, use máscara. Se for um público de risco, fique em casa, se isole, evite lugares com aglomeração. Qual a ferramenta para a gente enfrentar a Covid? A vacina. A Bivalente”, disse Tiago Fernandes.
Ainda sobre os casos de Covid-19, o Secretário de Saúde do Maranhão acrescentou que apesar do aumento no números de ocorrências não há impacto na rede de saúde do Maranhão.
“Na última semana, dentro do nosso centro de testagem a gente já estava com percentual de quase 30% de casos positivos. De 100, mais ou menos 30 positivando. E o que a gente precisa passar para a população? Esses casos positivos até então, não estão gerando internações, não estão gerando impacto na nossa rede de assistência à saúde. Estamos em um período sazonal, exatamente o período onde a gente percebe o aparecimento de síndromes respiratórias, entre elas a Covid”, acrescentou Tiago Fernandes.
O secretário fez ainda um balanço das ações da pasta, em especial programa Cuida de Todos, da implantação da telemedicina no Maranhão e dos mutirões de cirurgias.
0 Comentários