Cuidar da paz no campo, por meio da educação, a partir do desenvolvimento sustentável, da melhoria estrutural das escolas do campo, da formação humanística dos estudantes maranhenses e da construção de um currículo específico para o campo. Estes foram alguns dos pontos centrais dialogados entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e representantes do Fórum Popular de Educação do Campo do Maranhão (Fopec-MA), durante encontro realizado nesta quarta-feira (20).
Na reunião, o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, tratou com representantes do Fopec-MA diversas pautas, como a criação e implementação de política pública referente à educação no campo.
Pontos como o fortalecimento de um pacto federativo – união entre Estado, municípios e o Governo Federal -, a intersetorialidade dentro do Governo do Estado entre Secretarias e Órgãos e o planejamento para criação de estrutura e orçamento na Seduc para a coordenação desta pauta, além da construção de uma Lei que garanta apoio técnico, formativo e financeiro, também foram pontuados.
“Uma manhã extremamente produtiva no Fórum Popular de Educação do Campo do Maranhão. Tratamos não apenas da parte estrutural, mas também e principalmente da parte pedagógica. Por meio dessa parceria do Governo do Estado com a sociedade civil e várias associações representadas na reunião, tratamos de como cuidar da paz no campo através da educação. Fazendo desenvolvimento sustentável, pensando na formação humanística dos nossos estudantes. Creio que daqui pra frente, nós teremos muito mais resultados positivos”, destacou Felipe Camarão.
A partir do encontro, a previsão é que, ainda em janeiro de 2024, seja feita uma minuta da Lei, juntamente com representantes dos movimentos sociais, para encaminhamento à Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema) – e, posteriormente, em fevereiro do mesmo ano, seja realizada uma audiência pública sobre educação no campo.
Outra parte importante discutida entre Seduc e Fopec-MA foi sobre a possibilidade de parceria do Governo do Maranhão na implementação do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), reativado pelo Governo Federal.
0 Comentários