Cerca de 41 paratletas representarão o Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), na etapa regional Norte-Nordeste das Paralimpíadas Escolares 2023, que acontece em Belém, no Pará.
Este ano, a delegação maranhense bateu o recorde de inscrições, e conta com a participação de oito municípios: São Luís, Imperatriz, Davinopólis, Governador Edison Lobão, Aldeias Altas, Codó, Santa Rita e Bacabal.
Para o secretário da Sedel, Naldir Lopes, esse recorde tem sido um esforço contínuo da Sedel em parceria com o Governo do Maranhão.
“Temos nos esforçado a cada ano para incentivar a inclusão da pessoa com deficiência no esporte. Fico muito feliz de garantir a nossa delegação em mais uma edição das Paralimpíadas Escolares”, enfatizou o secretário Naldir.
Classificação
As Paralímpiadas Escolares vão manter a dinâmica do ano passado. Serão três fases regionais (Belém, Brasília e São Paulo), realizadas entre os meses de agosto e setembro.
Para as regionais, foram selecionadas as modalidades que possuem um grande número de inscritos na fase nacional.
Os três primeiros colocados nos regionais de atletismo e natação se classificam automaticamente para a fase nacional, em São Paulo, que será realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, de 27 de novembro a 2 de dezembro. Já na modalidade bocha, os dois primeiros, por gênero, conquistam a vaga.
As Paralimpíadas Escolares são idealizadas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e tiveram a sua primeira edição em 2009.
0 Comentários