A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realiza neste sábado (12), o Dia D da campanha de vacinação contra a influenza na capital maranhense. Para garantir a imunização em massa contra a H1N1, o Município abrirá os 62 locais para a imunização da população.
“Estamos preparando toda nossa rede de saúde para que a população que está inserida nesta terceira fase da campanha contra a Influenza possa se vacinar neste sábado (12), dia em que geralmente as pessoas não estão no trabalho ou em atividades. Sabemos da importância em garantir que nossa cidade seja vacinada contra a gripe e, por isso, queremos chamar todos os cidadãos a irem a um dos postos que colocamos à disposição para receber o imunizante”, destacou o prefeito Eduardo Braide.
A campanha contempla, nesta fase, integrantes das forças armadas, de segurança e salvamento, além das pessoas com comorbidades, com condições clínicas especiais ou com deficiência permanente, além de caminhoneiros, que deverão procurar as unidades de saúde da Prefeitura.Também estão inseridos trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação e liberdade, a população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas.
Para vacinar é preciso levar documento com foto, além da carteira de vacinação. Pessoas com comorbidades devem apresentar laudo médico específico e os que se enquadram em funções profissionais deverão apresentar, nos casos possíveis, documento comprobatório.
Pessoas que porventura foram chamadas em fases anteriores e que perderam o prazo, ou seja, crianças entre seis meses e menores de seis anos, gestantes e as puérperas após 45 dias de parto, trabalhadores da saúde (ativos e de instituições hospitalares), idosos com 60 anos ou mais e professores de escolas públicas e privadas também poderão se vacinar neste sábado.
Segundo a última atualização da Semus, foram vacinadas desde o começo da campanha, no dia 12 de abril deste ano, 112.320 pessoas contra a influenza, o que representa 31,7% da cobertura vacinal.
Nesta terceira etapa da campanha contra a influenza, a orientação acerca da vacina Covid-19 segue a mesma, ou seja, com base em preconização do Ministério da Saúde (MS). Neste caso, não se recomenda a aplicação das duas doses (influenza e Covid-19) de forma simultânea. É preciso priorizar a imunização contra a Covid-19. As pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19 devem tomar a dose contra o coronavírus e agendar a vacina contra a influenza com um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.
O secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes, enfatiza a importância da campanha. “É importante que as pessoas enquadradas nestes perfis listadas na terceira etapa procurem os postos e se vacinem, assim como quem perdeu a chamada nas outras fases da campanha”, disse ele.
0 Comentários