Em comemoração ao primeiro ano da Feirinha São Luís, o
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e os Correios lançaram o Selo Personalizado em homenagem à iniciativa da Prefeitura
de São Luís. O selo circulará no Brasil e no exterior, propagando, por meio de
sua imagem, o tema que originou a sua criação. O lançamento ocorreu no Palácio
de La Ravardière, com a participação do prefeito Edivaldo, do vice-prefeito,
Júlio Pinheiro, do coordenador regional de vendas dos Correios, Silvio Eduardo
Silva e Silva, representando no ato o superintendente Ricardo Barros, e dos
secretários Pablo Rebouças (Governo), Ivaldo Rodrigues (Gestão Política),
Nonato Chocolate (Semapa) e Socorro Araújo (Turismo).
O prefeito Edivaldo comemorou o selo personalizado como ato
simbólico das conquistas que envolvem o centro histórico da cidade, que recebe
o maior volume de investimento dos últimos 30 anos em obras de revitalização
executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan),
em parcerias com a Prefeitura. "A Feirinha São Luís hoje é uma grande
marca da cidade. Esse selo é um marco histórico que muito orgulha nossa
gestão", destacou o prefeito Edivaldo.
Criado sob um fundo amarelo, o selo traz a imagem da
personificação do agricultor familiar, do artesão e do artista, segurando em
suas mãos uma peça artesanal e coberto por uma veste, cuja estampa simboliza a
arquitetura de São Luís com seus azulejos, os produtos agrícolas e a riqueza da
flora ludovicense. No canto inferior esquerdo a logomarca da Prefeitura de São
Luís. No canto superior esquerdo a descrição "1 ano" seguida da frase
"Programa municipal de incentivo à agricultura familiar, economia criativa
e promoção da cultura, gastronomia e turismo.
"O selo é algo de importância histórica que vem de
séculos atrás, utilizado para consignar uma data histórica ou movimento
festivo. Desde o início, demonstramos grande contentamento pelo lançamento do
selo comemorativo de um ano da Feirinha São Luís", disse Sílvio Silva e Silva.
Segundo o superintendente dos Correios do Maranhão em exercício, a feirinha tem
gerado um impacto positivo no centro histórico e na cidade.
Coordenador da da Feirinha São Luís, o ex-titular da
Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, o secretário Ivaldo
Rodrigues, disse que o selo personalizado coroa uma ação idealizada pelo
prefeito Edivaldo.
"Tenho certeza que a Feirinha São Luís agrega uma série
de valores positivos. Considero este ato e o Selo Personalizado de um ano uma
celebração. Como peça de importância histórica milenar, o selo é muito
representativo. É um momento de extrema importância essa homenagem que a
cidade, a prefeitura recebem dos Correios", disse Ivaldo Rodrigues.
A peça filatélica, utilizada no primeiro porte de carte simples,
circulará no Brasil e no exterior.
Para Ivaldo Rodrigues, a Feirinha além da geração de renda cumpri a tarefa de revitalizar o Centro Histórico de São Luís. "Tenho orgulho de poder conduzir esta ação", afirmou Rodrigues.
O secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento,
Nonato Chocolate, entende que a iniciativa da Prefeitura reflete em todo o
comércio do entorno, com ganhos também para instituições como os Correios.
"Acredito que está havendo um convergência de ações positivas", disse
Chocolate.
SOBRE A FEIRINHA
Inaugurada em 11 de junho de 2017, na Praça Benedito Leite, a
feirinha realizou, até 22 de julho, 59 edições, sempre aos domingos das 7h às
15h. A feirinha tem uma estrutura básica de 90 pontos de empreendimento, sendo
59 barracas comercializando produtos da agricultura familiar e artesanato, 22
bancas de alimentação e mais 11 food trucks. Além de venda de produtos
agroecológicos, a Feirinha São Luís tornou-se um ponto de compras.
Para a secretaria municipal de Turismo, Socorro Araújo, a
Feirinha São Luís tem impulsionado o setor com um público crescente,
principalmente nos finais de semana. "A Feirinha é um produto que traz
alegria, desenvolvimento para o Centro Histórico. O turista sente que tem toda
uma comunidade fazendo parte deste processo, com atrações, artesanato,
gastronomia. Isso é muto importante", observou a secretária.
Como entusiasta do projeto da Feirinha desde seu início, o
secretário de Governo, Pablo Rebouças, acredita que, com o selo, a iniciativa
terá reconhecimento de todo país
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