Uma das organizações pioneiras no trabalho com investimento
social privado no Maranhão, o Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão
(ICE-MA), vem há 15 anos reunindo empresas maranhenses dos mais variados ramos,
promovendo e estimulando o desenvolvimento sustentável e participação cidadã
por meio da articulação de empresas, pessoas e poder público. Por iniciativa do
Instituto, recentemente, empresários do estado tiveram oportunidade de
participar do evento “Café com Investidores de Impacto Social”.
O evento, que teve a parceria com a Associação Comercial do
Maranhão (ACM) e a Associação de Jovens Empresários do Maranhão (AJE), foi o
primeiro de uma série de atividades que serão realizadas em comemoração aos 15
anos da Entidade.
No café, foram apresentadas as experiências de algumas
empresas que estão transformando a vida de milhares de brasileiros,
principalmente os de baixa renda, através da atuação de seus empreendimentos. É
o chamado “investimento de impacto social”, um tema novo entre o empresariado,
mas que vem ganhando destaque no cenário econômico por apresentar atuações
plausíveis à sustentabilidade econômica do negócio, aliado à geração de emprego
e renda, além de incidir sobre uma deficiência social, podendo transformá-la
positivamente.
Para o Gerente de Comunicação da CEMAR, um dos palestrantes,
Carlos Hubert, o maior desafio da Companhia é poder converter as ações da
empresa para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS foram
aprovados em 2015 pela Organização das Nações Unidas e congregam dezessete
objetivos a serem alcançados até 2030.
O coordenador de aceleração da Artemísia, uma organização sem
fins lucrativos, de fomento ao Investimento de Impacto Social, Renan Rego, que
também palestrou, afirmou que o nordeste está na linha de interesse dos
investimentos de impacto social: “O nordeste por ser uma região que em geral os
problemas são cada vez mais complexos, o endereçamento das soluções de impacto
tendem a ser cada vez mais nessa região”, destacou.
Renan resumiu os passos que o empresariado deve adotar para o
impacto social: Ver quais são os principais problema sociais do Brasil;
Identificar quais os principais problemas sociais no setor em que a empresa
atua e enxergar uma oportunidade de como ele pode gerar o impacto para a
população de baixa renda, seja gerando renda, diminuindo o custo de transação,
seja diminuindo a posição de vulnerabilidade.
0 Comentários