quarta-feira, 26 de junho de 2024

Grupo Laborarte realiza programação especial para o Centenário de Dona Teté nesta quinta (27)




SÃO LUÍS – O Grupo Laborarte realiza nesta quinta-feira, 27, uma programação especial para o Centenário de Dona Teté, uma das figuras mais importantes do folclore maranhense. Dona Teté, conhecida por sua contribuição inestimável para a cultura popular e difusão do cacuriá, será homenageada com uma série de eventos que prometem emocionar e celebrar seu centenário.

 

A programação incluirá diversas atividades culturais, como apresentações de cacuriá, bumba meu boi, tambor de crioula e outras manifestações que Dona Teté ajudou a perpetuar ao longo dos anos. A programação tem início a partir das 16h30, com uma oficina de cacuriá ministrada pela coreógrafa, Luana Reis, no Casarão Laborarte, e segue com as demais apresentações e solenidade de homenagem, a partir das 19h, no Largo de Santo Antônio.


O objetivo é que o evento faça parte da programação junina do Estado e fique marcado como uma data de celebrações anuais dessa tradição, mantendo viva a herança cultural e preservando a identidade dessa manifestação.

 

Homenagens

 

As homenagens seguem com vários projetos propostos pelo Grupo Laborarte, como a produção de um documentário sobre a vida de Teté. Intitulado “Pricisa, Teté: Cem anos de baile no salão da baronesa!”, o documentário traz, por meio de imagens de arquivo, músicas gravadas e depoimentos de amigos e familiares, um pouco da sua história e do nascimento do espetáculo idealizado por Nelson Brito, “Cacuriá de Dona Teté”, que se tornou referência em todo o Brasil.


Outra proposta que está em trâmite é o projeto de lei que busca instituir o dia 27 de junho, aniversário de Teté, como Dia Estadual do Cacuriá. O projeto também inclui o desenvolvimento de atividades e oficinas para esta data, a serem desenvolvidas pelas entidades artísticas e culturais da sociedade civil, visando a preservação do legado cultural de Almerice da Silva Santos sobre a cultura popular no estado do Maranhão.

 

Confira abaixo a programação especial para o Centenário de Dona Teté:

 


Largo de Santo Antônio


19h - Cacuriá Mirim de Dona Hildene

20h - Cacuriá da Luz

20h30 - Cacuriá do Candinho

21h - Cacuriá Assa Cana

21h30 - Cacuriá Balaio De Rosas

22h – Solenidade de Homenagem

22h30 - Cacuriá da Basson

23h - Boi de Leonardo

00h - Boi de Ribamar

01h - Tambor de Crioula do Laborarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário