quarta-feira, 1 de novembro de 2023

60% dos aposentados precisam voltar ao mercado de trabalho por falta de Planejamento Previdenciário




 O Brasil está próximo de chegar à marca de 39 milhões de aposentados, mas infelizmente, muitos chegam nessa condição sem condições de se manter com o valor pago apenas pela Previdência Social. Em razão dessa situação, estudos apontam que 60% desse público precisa voltar ao mercado de trabalho. Em busca de reduzir esses números, o advogado Walbert Ducanges, especialista em Direito Previdenciário, alerta a necessidade de um Planejamento Previdenciário para evitar dores de cabeça na hora de aproveitar a melhor idade.

“Muitos aposentados precisam voltar ao mercado de trabalho por conta dos baixos valores recebidos nas aposentadorias e pensões, afinal os valores não são suficientes para cobrir as despesas com as necessidades básicas da pessoa e da família. E isso poderia ser evitado, se um planejamento previdenciário tivesse sido feito”, explica Walbert Ducanges. 


O especialista explicou, por exemplo, que, em linhas gerais,  por conta da reforma da  Previdência de 2019, a idade para aposentadoria de quem entrou no mercado de trabalho a partir daquele ano, passou para 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, com 35 anos de contribuição; e a aplicação da regra de transição para quem já estava trabalhando devidamente registrado.


Ele disse, também, que a Previdência Social limitava as informações sobre como atingir os benefícios para os segurados e que o planejamento previdenciário hoje é uma forma de proteção social. Walbert Ducanges alerta também sobre o aumento do número de suicídios entre idosos por conta do endividamento e baixos valores de aposentadoria e pensões.


Com 15 anos de experiência na área, o advogado é sócio administrador do escritório Ducanges Noleto Corrêa Santos & Merçon Advogados Associados, com especialização em Direito Previdenciário e Prática Previdenciária pela Universidade Cândido Mendes/RJ, e em Planejamento Previdenciário pelo Instituto Connect de Direito Social (ICDS), além de pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Candido Mendes/RJ.


Imersão Previdenciarista de Alto Nível Walbert Ducanges lança no dia 9 de novembro, o seu primeiro curso de Imersão Previdenciarista de Alto Nível. O conteúdo destina-se a estudantes do Direito, advogados recém formados, contadores e profissionais que buscam aumentar seu faturamento com serviços consultivos e operadores do direito.


O curso contará com seis módulos, além de um especial e outro bônus, todos vão ser oferecidos de forma virtual. As aulas vão ensinar como fazer o cálculo correto para o valor de aposentadoria baseado na última reforma da previdência de 2019; os princípios norteadores e segurados da Previdência Social; Carência e Tempo de Contribuição; Qualidade do Segurado e Período de Graça; Salário de Contribuição; Cálculos de Benefício a Benefício e Acumulação de Benefícios Previdenciários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário