sábado, 2 de setembro de 2023

Prefeitura dá início às homenagens aos 411 anos de São Luís




A Prefeitura de São Luís dá início, neste fim de semana, na Praça Maria Aragão (Beira-Mar), sempre às 19h, à grande festa popular em homenagem ao aniversário de 411 anos da ‘Ilha do Amor’. A largada será com shows de Sarah Beatriz e das bandas Morada, Som & Louvor e Marcados, hoje (2), e de Simone Mendes, Mano Maia e Mix in Brazil, amanhã (3). Ontem, o prefeito Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide, marcou presença no esquenta da programação surpresa realizada em frente à fachada do Palácio La Ravardière, sede do Poder Executivo Municipal (Praça Pedro II).


“Nós demos a largada para a grande festa em homenagem aos 411 anos da nossa amada cidade com este esquenta exaltando o legado de Gonçalves Dias, já com a fachada da Prefeitura transformada em biblioteca com as obras do poeta, e recebendo os nossos artistas da terra. Neste sábado, também iniciam os shows na Maria Aragão, reunindo artistas locais e nacionais. Além disso, será um mês também de entrega de novos ônibus para a cidade, creches de tempo integral, escolas, entre diversos outros benefícios”, disse Eduardo Braide, ao lado, também, da vice-prefeita, Esmênia Miranda, e do secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe.


A mais aguardada da programação deste sábado (2) é a cantora Sarah Beatriz, um dos mais destacados nomes da nova geração de artistas do universo gospel e que encantou o público em sua apresentação na mais recente edição do ‘Criança Esperança’, da Rede Globo. Natural de Nova Iguaçu (RJ), a jovem de 23 anos tem uma trajetória consolidada na música cristã, tendo iniciado a carreira gravando covers para o YouTube. Atualmente, seu canal soma mais de um milhão e meio de inscritos. O primeiro álbum de Sarah é intitulado “Basta Acreditar”, com o sucesso “O maior vilão sou eu” (115 milhões de visualizações no YouTube). No TikTok, ela tem mais de dois milhões e meio de seguidores e 27 milhões de curtidas.


A noite de abertura, dedicada à música gospel, terá, ainda, shows de grandes bandas do gênero, como Morada, que também exibe números expressivos de audiência: são 2 milhões de ouvintes mensais no Spotify e 1 milhão e 600 mil inscritos no YouTube. O grupo já se apresentou em mais de 150 cidades e 17 países, incluindo Inglaterra, Bolívia, França e Estados Unidos.

 

A Prefeitura convidou também a banda Som e Louvor, fundada na década de 80 na Igreja Assembleia de Deus de Jacundá (PA). É formada por Jedson Aguiar (vocalista e compositor), Samuel Sousa (baterista), Gabriel Sousa (acordeon), Marigeso Medeiros (baixo), Alexandre Bezerra (guitarra), Renilson Silva (percussão) e Rennan Busson (teclados). O grupo vai apresentar repertório em ritmo de forró.


Para completar o combo tem a banda Marcados, especializada em pagode gospel e vai entoar, entre outras, músicas do DVD gravado recentemente, intitulado “Pós-Culto”. A banda é capitaneada pelo vocalista Gil Costa e suas apresentações fazem jus à sua fama de protagonizar shows alegres e dançantes. 

 


Domingo tem Simone Mendes

 

Amanhã (3), todos os caminhos levarão à Praça Maria Aragão (Beira-Mar), que receberá a estrela Simone Mendes, uma das cantoras mais queridas do Brasil. Ela estreou oficialmente a carreira solo com o lançamento do EP “Cintilante”. As quatro primeiras canções inéditas são “Erro Gostoso”, “Dois Fugitivos”, “Arruma a Mala” e “Amnésia do Beijo”. A primeira parte do projeto inédito alcançou 21 milhões de streams no Spotify e 35,3 milhões de visualizações no YouTube. “Erro Gostoso” ultrapassou 40 milhões de acessos, atingindo o Top 20 da principal parada musical da plataforma de áudio.


No Instagram, Simone Mendes figura no pódio das cantoras brasileiras com maior quantidade de seguidores (36,1 milhões). O sucesso se repete no TikTok, onde ela aparece entre as cantoras mais seguidas do país (14,8 milhões). Simone ainda mantém perfis no YouTube (4,67 milhões) e no Twitter (657,5 mil seguidores).

 

Estrutura

 

Na Praça Maria Aragão, a Prefeitura montou uma grande estrutura com palco, som, luz e telão, tudo para possibilitar mais conforto e qualidade para quem for aos shows, que serão realizados até o dia 10 de setembro. Serão oferecidos serviços de transmissão ao vivo pelo canal oficial da Prefeitura no YouTube, videomonitoramento, limpeza, iluminação pública e a Central de Atendimento ao Turista. Além disso, estarão presentes equipes do SAMU, Blitz Urbana, Guarda Municipal, Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros.


Agentes da SMTT, em motocicletas e viaturas, farão o controle do fluxo em torno da praça, com intervenções no trânsito, quando necessário, conforme o fluxo de veículos. Até o dia 10, haverá bloqueios com isolamento total da Avenida Beira-Mar e Rua Barão de Itapary. Os trabalhos incluem orientação de tráfego, melhoria da fluidez do trânsito, ajuda na travessia de pedestres e organização de estacionamentos.

 

Frota de ônibus reforçada para atender ao público


A partir deste sábado (2), os ônibus que fazem a rota pela Praça Maria Aragão sairão dos pontos finais às 23h com a finalidade de atender ao deslocamento do público que irá prestigiar os shows. Das 23h às 2h, haverá frota de ônibus extra no Terminal da Praia Grande, para garantir a volta para casa com tranquilidade e segurança das milhares de pessoas que devem prestigiar os shows promovidos pela Prefeitura.


Esquenta com homenagem a Gonçalves Dias


No esquenta realizado na sexta-feira (1º), em frente à Prefeitura, o espetáculo “São Luís em poesia, canções para Gonçalves Dias” reuniu Anastácia Lia, Fátima Passarinho, Guilherme Júnior, Ruan Duanny, Alessandro Batista, Adriana Bosaipo, Lobato e George Gomes. Cada um deles entoou uma canção diferente e, ao término, todos cantaram o hino “Louvação a São Luís”, com letra do poeta Bandeira Tribuzi.


As apresentações eram intercaladas pela performance de um ator interpretando Gonçalves Dias, e uma atriz fazendo o papel de sua musa inspiradora, Ana Amélia. O espetáculo foi idealizado pelo secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe, com direção teatral e roteiro de Tedd Mac, direção musical de Renato Serra e direção coreográfica de Thayná Matarazzo.


 “Muito feliz em cantar a nossa ancestralidade nesta festa. Muita gratidão de ser filha desta terra”, disse a cantora Anastácia Li.  “Uma satisfação muito grande cantar a nossa terra ao lado dos amigos artistas. E ainda mais enaltecer Gonçalves Dias, que é nossa referência na poesia. Este ano essa junção da poesia com a música foi perfeita. Estar ao lado de outros colegas é sempre uma satisfação, nos unindo para homenagear a nossa ilha encantada”, completou Alessandro Martins.


O público que prestigiou o evento ficou encantado com as apresentações e o caráter poético do evento. “Você sair do trabalho na sexta-feira e chegar nesta praça para ouvir essas músicas e poesia é algo bastante agradável, ainda mais quando se fala em um presente para a nossa cidade, que é linda e merece. Que surpresa agradável”, disse Rebeca Oliveira, que trabalha no comércio da Rua Grande.


Nenhum comentário:

Postar um comentário