sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

A bela e importante iniciativa de Octávio Soeiro




Diante da situação extremamente preocupante que vai atravessando o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), por conta do estoque crítico de bolsas de sangue, o vereador de São Luís, Octávio Soeiro (Podemos), nesta sexta-feira (10), teve uma bela e importante iniciativa.


Com o apoio e aval dos demais vereadores de São Luís, em especial o presidente da Casa, Paulo Victor (PCdoB), Octávio Soeiro juntamente com a Hemomar realizaram, no pátio da Câmara Municipal, uma ação para promover a doação de sangue.


Durante toda a manhã, dezenas de servidores e doadores de outros pontos da cidade passaram pela Unidade Móvel do Hemomar, que coletou cerca de 100 bolsas de sangue.


O vereador Octávio Soeiro destacou a importância de estratégias para sensibilizar a população, especialmente em períodos como o Carnaval, em que o estoque de bolsas cai significativamente, prejudicando todo o sistema de saúde.


“Queremos reforçar para a população que doar sangue é salvar uma vida, uma pessoa num leito, alguém que se acidentou. São inúmeras possibilidades. É um gesto nobre, de amor ao próximo, e, por isso, ficamos muito felizes de promover ações como essa, levando a doação para onde o cidadão está, facilitando todo o processo. Hoje, teve mais uma edição do projeto #SejaFontedeEsperança. Doe sempre que puder. Em nome do presidente Paulo Victor, agradeço a todos pela parceria”, destacou Soeiro.


A coordenadora de coleta externa do Hemomar, Valma Costa, parabenizou a iniciativa e reforçou que o objetivo é promover o acesso fácil do cidadão à estrutura de doação. “Muitas pessoas não doam porque não podem se deslocar até o Hemomar. Por isso, iniciativas como essa são tão importantes, porque vamos aonde a população está. Nossa unidade móvel vai continuar percorrendo diversos bairros, de modo que possamos conseguir ainda mais bolsas de sangue, que vão salvar mais vidas”, disse.


Para quem doou, a felicidade de ajudar alguém é a emoção mais marcante. Davi Max, assessor de comunicação, doou sangue pela primeira vez. “Saber que minha doação irá ajudar alguém em estado crítico faz todo o nervosismo de doar pela primeira vez valer a pena. É muito importante que todos se unam em prol desse objetivo, porque nunca sabemos o dia de amanhã. Hoje, estamos ajudando alguém; amanhã, podemos estar precisando de ajuda. Por isso, fico muito feliz de ajudar”, destacou.


Quem não pôde comparecer à ação nesta sexta-feira, pode realizar a doação na sede do Hemomar, na Rua Cinco de Janeiro, sem número, na Jordoa, mas vale destacar que neste sábado (11), a Unidade Móvel também ficará disponível para toda a população que queira doar na Igreja Batista Vicente Fialho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário