segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Fenômeno Trinchão tem chances de atingir Amanda Gentil; bem votada e sem mandato





Um fato ocorreu em 2014, nas eleições no Maranhão e pode se repetir neste ano. Quem lembra do candidato Cláudio Trinchão? Ex-secretário de Fazenda do Governo Roseana Sarney e teve prestígio no gestão com benesses de dar inveja aos concorrentes. 


O dito cujo consagrado como um dos eleitos pelo PSD, partido que era presidido por ele no estado, estava na coligação que tinha na época o deputado estadual Zé Carlos do PT. 


Quando as urnas abriram, Trinchão saiu disparado e, segundo fontes, comentava a vitória com amigos e apoiadores no comitê. Mas, uns 15 minutos do segundo tempo vem à surpresa: Zé Carlos ultrapassa e garante o mandato de deputado federal em uma diferença de um pouco mais de 3 mil votos. 


O que resultou para Trinchão? Apenas a primeira suplência da coligação. 


Sim, mas, o que isso tem haver com Amanda Gentil? É só observamos. A mesma leitura percebemos agora. 


Amandinha é filha do prefeito de Caxias, tem estrutura de campanha pra ninguém botar defeit, e para os mais próximos, Gentil deve pegar a vaga de Fufuquinha, que também não fica pra trás quando o assunto é estrutura de campanha e articulação. 


Vale ressaltar que Amanda não é a única candidata com potencial de votos dentro do próprio município, em Caxias, a base tá rachada e deve dividir votos com o deputado federal Paulo Marinho Júnior. 


Por outro lado, na legenda progressista, a situação é um pouco delicada, após a desistência do ex candidato a prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, o partido só deve eleger um deputado federal, que deve ser André Fufuca. 


Será se ela vai desistir? 


Durante o ato de apoio ao presidente Lula, o titular da coluna observou atentamente o vídeo que circula nas redes sociais com a conversa de Amanda e Flávio Dino. É simples, quem têm a habilidade da leitura labial observa no vídeo a conversa que mostra preocupação por parte da herdeira de Fábio Gentil.  


“Eu não consigo me eleger Flávio, no partido, eu vou puxar votos pra Fufuca. Vou ter 100 mil votos e nada”, disse, Amanda Gentil a Flávio Dino.


A fala pode ter alguns desdobramentos nos próximos dias. Se desistir da disputa, o projeto de reeleição de Fufuca está por água a baixo, mas se insistir na candidatura, deve se contentar com a primeira suplência de deputada federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário