sábado, 13 de agosto de 2022

Maranhão registra 2º caso da varíola dos macacos



A Secretaria de Estado da Saúde confirmou o segundo caso no Maranhão de paciente infectado com a varíola dos macacos (Monkeypox).


Trata-se de um homem de 38 anos residente em São Luís. Ele tem histórico de viagem recente à Belo Horizonte.


O paciente está em isolamento domiciliar e seu quadro de saúde é considerado estável. O primeiro caso confirmado da doença no Maranhão foi anunciado na última quinta-feira.


Trata-se de um homem de 42 anos, morador de São Luís, com comorbidades e sem histórico de viagem.


Dos nove casos considerados suspeitos, cinco foram descartados. Ontem, durante entrevista coletiva, o secretário estadual de Saúde, Tiago Fernandes, informou que a transmissão da doença está ocorrendo de forma comunitária.


Na Grande Ilha, as pessoas que apresentarem sintomas semelhantes à varíola dos macacos devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UPAs), de gestão municipal, o Hospital Carlos Macieira e o Hospital da Ilha. No interior do estado, além das UPAs, a população pode buscar atendimento nos seis hospitais macrorregionais.


Sintomas – Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.


Depois do período de incubação [tempo entre a infecção e o início dos sintomas], o indivíduo começa com uma manifestação inespecífica, com sintomas que observamos em outras viroses: febre, mal-estar, cansaço, perda de apetite, prostração.


Dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais), após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário