quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Companhia Barrica embarca para a Europa rumo às Jornadas Internacionais Folclóricas da Catalunha


São Luís - A Companhia Barrica retornará à Europa para participar das Jornadas Internacionais Folclóricas da Catalunha, em sua quinquagésima edição, de 2 a 10 de setembro. Um grupo formado por 30 integrantes, entre bailarinos, cantores e produção, embarca nesta quarta-feira para várias apresentações em solo espanhol. Esta será a vigésima viagem internacional do grupo maranhense. As mais recentes foram para a Hungria e Suíça, em 2018.

Os talentosos artistas representarão o Brasil a convite da Associació Per La Difusió Del Folklore (ADIFOLK). Eles garantiram a participação nas jornadas folclóricas europeias por intermédio da Federação de Festivais Internacionais de Dança (FIDAF Brasil), com sede no Rio Grande do Sul, dirigida pelo produtor cultural Régis Bastian. A Federação tem sua base mundial na Turquia.

A caravana participará do evento com apoio do Instituto Cultural Vale (Lei Federal de Incentivo à Cultural), Equatorial Energia (Lei Estadual de Incentivo à Cultura), Via Mundo Intercâmbio e Turismo, UNIHOSP e Prefeitura de São Luís. 

Segundo José Pereira Godão, diretor artístico da Companhia Barrica, a viagem estava marcada para 2020, mas não foi concretizada em razão da pandemia do novo coronavírus. Ele revelou que os 16 bailarinos custearam suas próprias passagens aéreas, o que viabilizou a participação no evento espanhol.

 “Como se trata de um festival que não banca as passagens dos artistas, ficaria muito difícil a nossa participação caso os bailarinos do Barrica não tivessem tido essa iniciativa. Estamos muito felizes e ansiosos para nos apresentar em um evento de grande visibilidade em toda a Europa. A Catalunha, diga-se de passagem, é a capital cultural da Espanha”, frisou Godão. 

A Companhia Barrica estará ao lado de destacados grupos folclóricos internacionais de países como México, Romênia, Bulgária e Quênia, além de diversos outros procedentes de cidades do entorno de Barcelona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário