quarta-feira, 20 de julho de 2022

Prefeito Dr Hilton Gonçalo recebe visita do presidente da CAEMA e juntos discutem melhorias para o abastecimento de água em Santa Rita


O prefeito de Santa Rita, Dr Hilton Gonçalo, recebeu nesta terça-feira (19), a diretoria executiva da CAEMA, liderada pelo presidente Marcos Aurélio Freitas. Juntos, eles visitaram a Estação de Tratamento de Água no povoado Areias. Na oportunidade, eles discutiram as possibilidades para resolver um problema crônico na cidade que é a falta d´agua.

Para amenizar o problema, a Prefeitura de Santa Rita já abriu 56 poços artesianos na gestão do prefeito Dr Hilton Gonçalo, desde 2017. Os serviços garantiram abastecimento de água em diversos pontos do município, tanto na sede como nos povoados.

No entanto, apesar do esforço da Prefeitura de Santa Rita, a falta d´agua segue sendo um problema que afeta boa parte da população município na região da sede, bairro Carema e povoado Areias. 

Diante desse quadro, a diretoria da CAEMA apresentou algumas possibilidades para solucionar o problema. De imediato, poderia ser discutida a abertura de dois grandes poços profundos na região da sede do município para melhorar o abastecimento.

Outras possibilidades são a construção de uma nova adutora da ETA de Areias, que ampliaria de 200 mil³ litros por hora para 700 mil³ litros por hora a vazão de água, ampliando em mais de três vezes o abastecimento de água. Assim como também ampliação do Sistema Italuís, que já abastece três povoados de Santa Rita.

O Sistema Italuís que está instalado na região dos povoados Tibotiba, Desmatado e Santa Luzia, já abastece os distritos de São Pedro, Gameleira e Vila Cearense, porém para chegar a região da sede precisaria ser feito outro tipo de investimento.

Diante dessas possibilidades apresentadas, a expectativa é que nos próximos dias, o prefeito Dr Hilton Gonçalo e o presidente da CAEMA, Marcos Aurélio, estejam reunidos com o governador Carlos Brandão para tomar a decisão do que é mais viável.

Durante a visita ainda estiveram presentes os membros da diretoria executiva da Caema: Ronaldo Ferreira Braga, diretor de Gestão Administrativa Financeira de Pessoas; Carlos Rogério, diretor de Engenharia e Meio Ambiente; Cristovam Teixeira Filho, diretor de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente e João Moreira Lima. A prefeita de Bacabeira, Fernanda Gonçalo; o presidente da Câmara de Bacabeira, Jefferson Calvet; os vereadores de Santa Rita Evandro do Hospital, Maria Enfermeira e Patricinho; os secretários municipais de Infraestrutura Ivo André, de Indústria e Comércio, Kaká de Carema e de Assistência Social, Júnior Enfermeiro, o Diretor do SAAE de Santa Rita, Natanael Moraes e a secretária adjunta de Pesca, Rose Cardoso.

Crescimento de Santa Rita

A Estação de Tratamento de Água de Areias foi construída em 1996 pelo Fundo Nacional de Saúde. Naquele ano, Santa Rita possuía apenas 5 mil habitantes residindo na sede, hoje esse número chega a 25 mil, ou seja, cinco vezes mais. E desde então, nunca houve um novo investimento na ETA.

Atualmente, o IBGE projeta que Santa Rita tenha 42 mil habitantes em todo o munícipio, o que aumenta o desafio da Prefeitura de Santa Rita de garantir água para todos. Mas através da parceria com o Governo do Maranhão, agora isso pode se tornar possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário