segunda-feira, 25 de julho de 2022

Octávio Soeiro solicita limpeza e drenagem de leito do Rio Paciência


Preocupado com a despoluição e preservação do Rio Paciência, o vereador Octávio Soeiro (Podemos) apresentou proposta para ações de limpeza no leito deste rio. A proposição, apresentada na Câmara Municipal de São Luís, foi encaminhada aos órgãos de competência do município.


O parlamentar ressaltou a necessidade de intervenção imediata para limpeza do rio. “É preciso que seja efetivada uma ampla avaliação e execução de obras de drenagem no leito do Rio Paciência. Centenas de famílias que ali vivem estão à mercê de constantes inundações que causam enormes prejuízos e transtornos. Em muitos casos, até à perda de tudo que construíram ao longo de suas vidas. Uma situação que deve ser observada”, ressaltou Octávio Soeiro.


O trecho do rio indicado na proposta do vereador impactará em melhorias as comunidades dos bairros Jardim São Cristóvão I e II, principalmente, além de áreas no entorno que também sofrem com as cheias do rio.


O Rio Paciência era responsável pelo abastecimento de água de grande parte da cidade e pelo sustento das famílias de pescadores e agricultores. A paisagem mudou após a década de 70, com a criação de conjuntos habitacionais.


O acelerado processo de ocupação resultou no desmatamento da vegetação e, consequentemente, o assoreamento do canal, sendo este um dos principais fatores responsáveis pela degradação do leito do rio. As principais fontes de poluição são originadas da ocupação desordenada e o lançamento de resíduos domésticos.


A fim de contribuir para minimizar estes impactos, o vereador Octávio Soeiro elaborou a proposta e encaminhou à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), solicitando providências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário