quarta-feira, 8 de junho de 2022

Prefeitura de São Luís avança com montagem do Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão


 A Prefeitura de São Luís está avançando com a montagem do Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão (Centro). O terreiro junino será aberto ao público na sexta-feira (10), a partir das 18h, com uma programação diversificada e com muitas novidades. O espaço, um dos principais pontos das festas juninas da capital, funcionará até o dia 30 de junho, sempre de quarta-feira a domingo.

O arraial contará com 10 barracas - que fazem alusão às casas de meia morada do Centro Histórico – nas quais o público poderá comparar comidas típicas e bebidas. As barracas serão de responsabilidades de restaurantes locais como Flor de Vinagreira, Delícias dos Chef's, A Casa do Ogro, Lulis, Matracas e Panderões (Nis Vale), Associação Maranhão Destination, Restaurante AKA, Associação Paraesportiva do Maranhão, Espaço Gourmet e o representante do Hospital Aldenora Bello.

O local também terá espaços institucionais que funcionarão em contêineres localizados nas proximidades da praça. Nestes locais ficarão instalações da Polícia Militar, Guarda Municipal e ainda pontos das secretarias de Trânsito e Transporte (SMTT), Turismo (Setur), Saúde (Semus), entre outras.

Para as apresentações das manifestações culturais, será montado um palco em frente ao Memorial Maria Aragão. Este local será equipado com som e luz, tudo para levar ao público o melhor da cultura popular como bumba meu boi, tambor de crioula e danças típicas locais. Também haverá telão de led para transmissões ao vivo.

“Estamos trabalhando seguindo as orientações do prefeito Eduardo Braide para proporcionar à população um espaço planejado, com segurança e conforto, no qual se apresentarão nossas manifestações populares mais representativas que retornam após dois anos sem celebrações em decorrência das medidas sanitárias necessárias para conter a Covid-19. Estamos preparando tudo para termos uma grande festa”, destacou o secretário de Cultura, Marco Duailibe. 

Programação

A abertura do Arraial da Cidade será ao som do tambor de crioula de Apolônio que começa a se apresentar às 18h da sexta-feira (10). Neste dia também se apresentam o Boi Encanto da Ilha, Grupo Cazumbá, Grupo Lamparina, Boi de Axixá, Boi de Santa Fé, Boi Pirilampo e Boi da Maioba.

No sábado (11), a festa começa com a quadrilha mirim Mocinha do Sertão e segue com cacuriá da Vila Goreth, Boi de Leonardo, show de Daffé, Baile de Caixa, Boi de Nina Rodrigues, Boi de Maracanã e Boi Barrica.

O espetáculo “A lenda do Bumba Meu Boi”, cacuriá mirim Rabo de Saia, dança portuguesa Império de Lisboa, show de Tereza Canto, Boi Novilho Branco, Boi Brilho da Ilha, Boi de Apolônio e Boi da Pindoba são as atrações de domingo (12).

O Arraial da Cidade também terá o Barracão do Forró com atrações como Cabo Zé e Trio Mandacarú, na sexta-feira (10); Seu Raimundinho e Forró Pé no Chão e ainda Trio Cheiro da Terra, no sábado (11); e os grupos Bom Demais e Forró Pegado, no domingo (12). O arrasta-pé começa sempre às 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário