segunda-feira, 27 de junho de 2022

Culinária maranhense é destaque no Arraial da Maria Aragão


Torta de camarão, arroz de cuxá, peixe frito, sururu ao leite de coco e caranguejada. Esses são alguns dos pratos típicos da culinária maranhense, apreciada por quem é de São Luís e apresentada a turistas em uma profusão de novos sabores, temperos e ingredientes locais, atrativos que chamam atenção no Arraial da Cidade promovido pela Prefeitura de São Luís, na praça Maria Aragão, e que vem movimentando a economia, gerando renda e emprego a centenas de pessoas neste período junino.

A festança conta com 10 barracas inspiradas nas meias-moradas do Centro Histórico, que oferecem comidas típicas e estão sob a responsabilidade dos restaurantes locais Flor de Vinagreira, Delícias dos Chef’s, A Casa do Ogro, Lulis, Matracas e Panderões (Nis Vale), Associação Maranhão Destination, Restaurante AKA, Associação Paraesportiva do Maranhão e Espaço Gourmet.

‘Lulis’ é uma das barracas presentes no Arraial da Cidade. O nome é em homenagem ao apelido da pequena Sophie, 2 anos, filha da chefe confeiteira Mariana Diniz e do empreendedor José Eduardo Fuentes, que juntos são os gestores do restaurante que em seu nome homenageia a filha do casal. Mariana Diniz é natural de Mirinzal e fez mestrado no Chile, onde conheceu o marido José Eduardo. Faz dois anos que eles voltaram para o Brasil e, desde abril deste ano, abriram o restaurante com entrega delivery. “Prezamos por um bom atendimento e fazemos pesquisa para deixar nosso cardápio do jeito que o cliente gosta. Vale a pena quando fazemos com amor. A alegria do confeiteiro e do cozinheiro é ver o prato limpo”, compartilha Mariana.

Um mês inteiro conhecendo o Maranhão. Essa é a proposta do aposentado Jordan Campos, que veio de Manaus com a esposa Jacilda Campos e está em São Luís desde o início de junho. Nesse período, eles já visitaram também as cidades de Santo Amaro, Barreirinhas, Atins, São José de Ribamar e Alcântara. “A gente vem para cá quase todo ano. É melhor do que ir para a cidade de Parintins (AM), que só tem dois tipos de bois. Aqui tem uma variedade maior de danças. Adoramos tudo do folclore. Sem falar na comida, que é muito gostosa, como o arroz de cuxá e as tortas de camarão e caranguejo. O camarão daqui é diferente, não sei, tem um sabor peculiar”, revela Jordan Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário