quinta-feira, 9 de junho de 2022

Câmara concederá título de cidadania ludovicense a Victor Matheus Choucino

 


A Câmara de São Luís concederá amanhã (10) título de Cidadão Ludovicense ao senhor Victor Matheus Choucino, em sessão solene que tem previsão de início às 10h e será transmitida ao vivo pelo canal “camaraslz” no YouTube. A proposição de outorga da honraria àquele homenageado foi realizada pelo vereador e 1º secretário da Mesa Diretora da Casa Legislativa, Octávio Soeiro (Podemos), por meio do Decreto Legislativo nº. 001/22.

Vale destacar que o Título de Cidadão de São Luís é concedido pela Câmara de São Luís a quem possui relevantes serviços prestados à capital maranhense, apesar de não ter nascido nela. Nesse sentido, o parlamentar do Podemos justificou os motivos que o levaram a propor a entrega da honraria ao administrador Victor Matheus Choucino.

“Victor é referência na cidade de São Luís porque tem feito um ótimo trabalho em prol da saúde dos ludovicenses ao desenvolver projetos que beneficiam toda a população. A homenagem é mais que justa”, assinalou Octávio Soeiro.

Homenageado – Victor Matheus Choucino nasceu em Londrina (PR) e tem como pais Marcelo e Mariza Choucino. O homenageado é casado com Juliana e pai de Cainã Ravi.

O administrador Victor Matheus Choucino, de 23 anos, veio morar em São Luís (MA) com a família, em virtude da transferência do pai para atuar profissionalmente na capital maranhense em 2007. Na capital maranhense, Victor encontrou o caminho profissional, fortaleceu vínculo afetivo, constituiu família e já se considera um ludovicense de coração.

Estudante do Colégio Adventista, Choucino começou a despertar a vocação para trabalhar na área Social desde cedo. Tornou-se voluntário e estabeleceu uma rotina paralela aos estudos. Naquela ocasião, ele também se dedicou à realização de projetos de Assistência Social e de melhoria de comunidades menos favorecidas.

O primeiro aconteceu em 2014, por meio de parceria entre escola, igreja e uma associação comunitária. Naquele momento foi possível arrecadar mais de uma tonelada de alimentos não-perecíveis que foi destinada a diversas comunidades.

Segundo a biografia do homenageado, a missão do exercício do amor ao próximo foi uma das lições adquiridas em casa, com os ensinamentos do avô agricultor José Antonio Choucino e da avó Alzira Quirino.

Já no ano de 2016, em uma jornada parlamentar simulada promovida pela Câmara Federal, Victor representou o Maranhão no Parlamento Jovem Brasileiro (PJB 2016), em Brasília. Ele foi selecionado entre os 56 inscritos em todo o Estado por ter obtido as maiores notas do País com o projeto que previa a criação de um sistema de TV nas escolas públicas brasileiras. Pelo projeto, os próprios alunos seriam os produtores, editores e apresentadores do veículo.

Clínica – Vale destacar também que Victor Choucino está há 3 anos à frente da administração da Estância Bela Vista, clínica especializada em Saúde Mental que tem por foco a filosofia humanista e o trabalho de resgate da identidade do indivíduo.

Além de o homenageado coordenar a rotina operacional da Clínica, ele também se dedica a um calendário de projetos sociais e de Educação que abordam a importância da conscientização sobre Saúde Mental. Dentre estas iniciativas, podem ser destacadas ações dos Janeiro Branco, Setembro Amarelo e Projeto Recomeçar.

O trabalho de Victor também conta com a parceria da iniciativa privada, bem como do poder público, e tem como objetivos principais a valorização da vida e a prevenção de doenças. A programação de atividades e eventos gratuitos é extensa e desenvolvida ao longo do ano, com abrangência também a outros municípios – além de São Luís. Para Victor, estar mais próximo possível da comunidade é o mais importante.

Vale ressaltar, por fim, que o homenageado busca atualmente uma nova vitória: a aprovação do Projeto de Lei que visa instituir gratuidade no sistema de transporte coletivo urbano de São Luís a pessoas de baixa renda acometidas de transtorno mental que estejam em tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da Capital. A proposição é de autoria do vereador Octávio Soeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário