segunda-feira, 18 de abril de 2022

Sindeducação desrespeita decisão judicial e mantém greve em SLZ

 


Mesmo com um decisão judicial em vigência, o Sindicato dos Profissionais do Magistério do Ensino Público Municipal de São Luís (Sindeducação) decidiu manter a greve da categoria, nesta segunda-feira (18).

A desembargadora Maria Francisca Gualberto de Galiza, do Tribunal de Justiça do Maranhão, considerou ilegal o movimento e atendeu uma solicitação da Prefeitura de São Luís, através da Procuradoria-Geral do Município, que entrou com uma Ação Declaratória de Nulidade de Greve com Pedido de Tutela de Urgência.


A magistrada, em sua decisão, ressaltou que uma paralisação neste momento seria prejudicial ao sistema de ensino, que já acumula prejuízos de praticamente dois anos por conta da pandemia. Além disso, a desembargadora entendeu que foi o próprio Sindeducação quem decidiu interromper uma mesa de negociação que tratava de reajuste salarial.


No entanto, mesmo com a decisão favorável, a Prefeitura de São Luís seguiu com o diálogo com a categoria, tanto que o prefeito Eduardo Braide, na última quarta-feira (13), recebeu representantes do Sindeducação para dialogar sobre a campanha salarial da categoria. O prefeito assegurou que apresentaria uma nova proposta na terça-feira (19), baseada na realidade financeira do Município.

“Convidei e recebi hoje aqui na Prefeitura, o Sindeducação para dialogarmos sobre a campanha salarial da categoria. Aos nossos educadores, informei que na próxima terça-feira (19), a Prefeitura apresentará uma nova proposta dentro da realidade financeira do Município. Em contrapartida, o Sindeducação se comprometeu em avaliar junto à categoria, a suspensão do movimento até a apreciação da nova proposta. O nosso trabalho de reconstruir a educação de São Luís não pode parar”, afirmou o prefeito na semana passada.


Só que mesmo diante da decisão judicial e da promessa da Prefeitura de São Luís de apresentar uma nova proposta na terça-feira, o Sindeducação, de maneira irredutível e intransigente, manteve o movimento que vai prejudicar os alunos da rede pública municipal de ensino na capital maranhense.

É aguardar e conferir.


NOTA | SEMED


A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) informa que a atual gestão recebeu a rede física escolar sem nenhuma escola em condições mínimas de funcionamento durante a pandemia. Nesse contexto, o Município deu início ao maior programa de reformas de escolas de São Luís. De todas as unidades, em apenas 1 ano e 3 meses, 50% já foram totalmente reformadas e as demais passaram por intervenções necessárias para garantir o retorno das aulas, prioridade para este momento. A SEMED informa ainda que todas as escolas serão totalmente reformadas pelo programa Escola Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário