sábado, 12 de março de 2022

Dr. Leonardo Sá solicita implementação do “Programa Gravidez na Adolescência” em escolas e comunidades no MA


 O médico e deputado estadual, Dr. Leonardo Sá (PL), solicitou ao governador, Flávio Dino (PSB) e ao secretário de saúde estadual, Carlos Lula, para que através de equipes técnicas de saúde possam fazer análise da viabilidade de implementação do “Programa Gravidez na Adolescência: Conscientização em Escolas e Comunidades Carentes” no Maranhão, através da Indicação Parlamentar n. 453/2022.

O programa visa oferecer à gestante adolescente, menor de 18 anos, com anuência do responsável legal, sua inclusão em programa de planejamento familiar e adoção de método contraceptivo de longa duração, após o parto.

A incidência de gravidez na adolescência atinge, em nosso país, média acima dos países latino americanos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde-OMS. No mundo, a média é de 46 nascidos a cada mil jovens adolescentes. No Brasil, a média é de 65,5 nascimentos ao ano a cada mil adolescentes entre 15 e 19 anos. 

“Os dados são alarmantes e, sabemos, não decorre de planejamento familiar. E não podemos deixar estas adolescentes e familiares sem a devida atenção. Precisa-se de políticas públicas na área da saúde para a conscientização em escolas e comunidades carentes sobre as consequências que uma gravidez na adolescência pode vir a causar”, afirmou Leonardo Sá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário