terça-feira, 22 de março de 2022

A volta do Circo da Cidade ganha apoio de profissionais da Arquitetura


O coletivo Cadê o Circo ganhou reforços de profissionais da Arquitetura. Professores do LABHAB+Inovação do Curso de Arquitetura da UEMA e arquitetos da Secretaria Municipal de Cultura passam a integrar a equipe multidisciplinar que atua no movimento em prol do retorno do Circo da Cidade Nelson Brito.

Foi realizada a primeira reunião entre representantes do Coletivo Cadê o Circo (composto por artistas, jornalistas, advogados e economista), da Secretaria Municipal de Cultura, do Conselho Municipal de Cultura, representantes do LABHAB+Inovação e técnicos da SECULT. Entre os temas abordados o local na cidade para abrigar a estrutura do Circo da Cidade.

O secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe, apresentou como proposta inicial de instalação o Parque do Bom Menino. Uma área que segundo o secretário envolve diretamente competências da Secretaria de Cultura, independente de avaliações de outros setores públicos e já com datação orçamentária para manutenção do projeto, independente de aprovação junto ao do Executivo e aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores. Os locais apresentados estão em análise pelo coletivo e pelos arquitetos que passam a ingressar o projeto de retorno do Circo da Cidade.

Outros locais apresentados pelos participantes e debatidos na reunião como: em frente ao Convento das Mercês, área em frente ao Espaço Cultural ou Terminal Integração da Praia Grande e Fábrica São Luís (Cânhamo), de acordo com o Secretário de Cultura, implicam em definições que passam por outras esferas de poder e exigem trabalho de médio a longo prazo do coletivo junto a outras Secretarias Municipais, Câmara de Vereadores, IPHAN, Estado do Maranhão e outras instituições.

O coletivo posicionou também que o Circo não seja somente um local de eventos, que tenha espaço para oficinas de inclusão pela arte e educação e que em seu espaço, contemple também a infraestrutura de salas para reuniões, anexos para guardar materiais utilizados, rede de energia e sistema de água para abastecimento.

Um cronograma de reuniões e uma agenda de trabalho será mantida entre o Coletivo e as instituições envolvidas no projeto com o objetivo de avançar no debate de reinstalação do Circo da Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário