sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Universidade Ceuma promove XI Semana de Acolhimento ao Calouro do Curso de Medicina

 


A Universidade Ceuma promove, a partir dessa sexta-feira (4), até o próximo dia 11, a XI Semana de Acolhimento ao Calouro do Curso de Medicina da instituição. A programação será realizada pela Coordenação de Medicina, Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Experiência Docente (Naped) e pelo Centro Académico de Medicina da Universidade Ceuma (Camuc).

A abertura ocorrerá nessa sexta-feira (4), das 8h às 9h30, no auditório Josué Montello, no Campus Renascença, em dois momentos. Inicialmente, a magnífica reitora profª. ma. Maria Cristina Nitz dará as boas vindas aos novos académicos. Em seguida, o coordenador de Medicina da Universidade Ceuma, prof. dr. José Márcio Soares Leite, abordará o tema “Um Novo Médico para o Brasil”.

A programação do primeiro dia da semana de acolhimento prosseguirá com a tradicional Cerimônia do Jaleco, que também será conduzida pelo coordenador do Curso de Medicina, José Márcio Soares Leite. O ato será marcado ainda pelo juramento dos académicos e pela entrega da revista Ceuma Saúde.

A programação será retomada na próxima segunda-feira, dia 7, e seguirá ocorrendo no Auditório Josué Montello, no Campus Renascença. Das 8h30 às 9h30, haverá uma apresentação sobre o Método PBL – Sistema de Avaliação, a cargo da profª. Cláudia Zeneida. No turno vespertino, das 14h às 15h, as professoras Karine Nunes, Elaydene Barbosa e Déborah Trindade discorrerão sobre as atividades do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Experiência Docente (Naped). Das 15h às 17h, a produção do Laboratório Morfofuncional (LMF) será abordada pelos professores Kleber Lima, Tatiana Santana e Joyce Sá.

Iniciação científica e humanidades médicas

Dia 8, a programação matutina transcorrerá das 9h às 11h, no Auditório Josué Montello, com uma apresentação sobre Iniciação Científica, com o prof. dr. Lídio Lima Neto. Das 14h às 15h, os professores Marcela Oliveira e Alcimar Pinheiro farão uma exposição aos calouros sobre o tema Humanidades Médicas.

O quarto dia da XI Semana de Acolhimento ao Calouro do Curso de Medicina Universidade Ceuma começará com uma apresentação da profª. Cianna Nunnes sobre Normas e Rotinas Acadêmicas. Na sequência, o professor Márcio Veras falará aos novos alunos sobre Interação, Ensino, Serviço, Comunidade e Gestão (ESCG). À tarde, das 14h às 16h, serão repassadas aos calouros informações sobre a atuação da Comissão das Ligas Académicas. A atividade estará a cargo da Coordenação de Ligas Académicas de Medicina da Universidade Ceuma (Colig) e do Naped. Em seguida, os estudantes participarão de um Tour no Espaço Universitário, sob a responsabilidade da Coordenação do Curso de Medicina.

O penúltimo dia da programação será voltado às atividades de tutorias, em uma sequência de 1 a 9; treinamento para uso da Biblioteca, ministrado pela profª Gleice Melo, no Laboratório de Informática; e uma apresentação sobre As Tecnologias Educacionais.

No último dia do evento, os calouros terão contato com Vivências em Habilidades e Atitudes (HA), em uma atividade conduzida pelo prof. Marcelo Bonates, das 8h às 10h. No turno vespertino, a programação voltará a ser concentrada no Auditório Josué Montello. Das 14h às 15h, acontecerá uma explanação sobre o Centro Académico de Medicina da Universidade Ceuma (Camuc), com o presidente Vitor Campelo.

A XI Semana de Acolhimento ao Calouro do Curso de Medicina da Universidade Ceuma será encerrada com um momento cultural promovido pelo Camuc. A atividade será organizada pela Atlética Canibal, grupo acadêmico que visa a integração dos futuros médicos por meio de eventos esportivos e festivos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário