sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Alterações no trânsito feitas no João Paulo, pela Prefeitura de São Luís, melhoram a mobilidade e deixam o tráfego mais seguro

 

 


Desde domingo (20), o tráfego na Avenida São Marçal e outras vias de trânsito intenso na região do João Paulo tiveram o fluxo alterado pela Prefeitura de São Luís com o objetivo de diminuir os engarrafamentos, melhorar a mobilidade e dar mais segurança para condutores e pedestres. Poucos dias após as mudanças quem mora, trabalha e trafega pela área já aponta as melhorias.

De acordo com Diego Baluz, secretário da SMTT, as mudanças realizadas no trânsito do João Paulo, principalmente no entorno na feira e na saída da Rua 05 de janeiro, já estão gerando as melhorias pretendidas para o local, que é a redução do congestionamento nos horários de pico. “As alterações contam com a compreensão dos condutores que trafegam na região, visto que exigem mudanças de deslocamento em algumas vias. Mas nesse aspecto, além da sinalização, a população pode contar com a presença dos nossos agentes que estão orientando durante 30 dias todos condutores que trafegam tanto na avenida São Marçal, quanto nos cruzamentos, retornos e vias auxiliares, explicou.

Valter Costa Júnior, 40 anos, trabalha há 9 anos como guardador de carros na Rua Riachuelo, uma das principais vias do João Paulo. Segundo ele, o tráfego na rua era caótico. “Os motoristas só sabiam passar aqui em alta velocidade ou na contramão e quase ninguém respeitava o pedestre”, disse.

Com as mudanças feitas pela Prefeitura, a via recebeu nova sinalização horizontal e vertical para disciplinar o fluxo de veículos e os pontos de estacionamento. Para o guardador de carros as alterações foram positivas. “Apesar de serem poucos dias e as pessoas ainda estarem se adaptando, a gente já percebe melhora. Os motoristas estão mais atentos e a gente já nota diminuição nas manobras que podem causar acidentes”, afirmou.

Quem também destacou as melhorias no tráfego da via foi o vendedor Paulo Roberto Santos, 42 anos. De acordo com ele, eram comuns os acidentes no cruzamento com a Praça Duque de Caxias. “Quase todos os dias algum motoqueiro derrapava ou colidia contra um carro no cruzamento da rua com a praça. O trânsito engarrafado atrapalhava até o comércio porque os clientes tinham dificuldade para estacionar. Essa nova sinalização está fazendo a diferença”, comentou.

Outro ponto do bairro onde as modificações melhoraram a rotina dos motoristas foi na Rua 05 de Janeiro. Com a mudança, a rua passa a ter as duas pistas de mão única, a partir do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) até a feira do João Paulo. Desse modo, a saída dos condutores para a Avenida São Marçal, agora, está sendo feita tanto pela pista direita, sentido Centro, quanto pela pista esquerda, sentido Filipinho.

O vigilante Luís Sérgio Ferreira, 42 anos, costuma fazer compras frequentemente no bairro e a Rua 05 de Janeiro faz parte da sua rota. “As mudanças feitas ali foram muito positivas. Mesmo a gente tendo que fazer um percurso um pouco mais longo, agora, por causa do desvio que fizeram, o tempo de deslocamento é menor que antes, quando a gente ficava preso na rua, esperando o trânsito fluir”, informou.

As alterações promovidas pela SMTT no trânsito da Avenida São Marçal e vias do entorno têm como intuito corrigir um problema antigo de fluxo de veículos na região, que é caracterizado pelo grande movimento comercial, destacando-se a tradicional feira do bairro João Paulo.

 

Geraldo Júnior, 39 anos, morador do bairro, garante que as mudanças feitas pela SMTT estão deixando o tráfego mais seguro. “Antes o risco de acidente era alto. Agora os motoristas estão mais atentos, principalmente por causa da presença dos guardas de trânsito”, comentou.

As intervenções no João Paulo contemplam o trecho que compreende desde a rotatória do Batalhão de Infantaria de Selva (24° BIS), seguindo a extensão da Avenida São Marçal, até o retorno no bairro Filipinho e tem como foco a alteração de fluxo de veículos da Rua 05 de Janeiro, em frente à Feira do João Paulo.

Até que as mudanças estejam consolidadas na rotina dos condutores, agentes de trânsito permanecerão em trechos estratégicos para coordenarem o fluxo de veículos e orientarem os condutores. A previsão, segundo a SMTT, é a de que as equipes fiquem por um período de 30 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário