terça-feira, 23 de novembro de 2021

Prefeito Eduardo Braide e parceiros lançam programa Canteiro Escola


 Como parte das políticas de sua gestão para garantir a preservação do patrimônio arquitetônico do Centro Histórico de São Luís, o prefeito Eduardo Braide lançou, na manhã desta segunda-feira (22), o programa Canteiro Escola. Executado em parceria com diversas instituições e a iniciativa privada, o programa irá capacitar profissionais para trabalhar nas obras de restauro e preservação realizadas no Centro Histórico. 

“Quero dizer aos alunos que eles não serão apenas preparados para o mercado de trabalho, mas, sobretudo vão ajudar a preservar a nossa história e a nossa cultura. Por meio deste programa, vamos abrir uma janela de oportunidades para quem está em busca de emprego e deixar nosssa cidade mais bonita. Enquanto os alunos estiverem aprendendo, vamos escolher locais importantes da nossa cidade para serem recuperados. O primeiro deles vai ser o Mercado das Tulhas, onde vamos fazer a reforma de toda a parte externa. Esta é mais uma parceria muito importante entre a Prefeitura de São Luís e a iniciativa privada. Vamos trabalhar para que ela possa ser ampliada e levada para outros locais para que nossa cidade seja cada vez melhor”, destacou o prefeito Eduardo Braide. 

A vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, disse que o programa Canteiro Escola terá um importante alcance social. “O compromisso desta gestão é cuidar da cidade e das pessoas que moram nela. Com esse curso, vamos dar a oportunidade para que as pessoas possam se qualificar e estejam mais preparadas para disputar uma vaga de emprego. Com a pandemia, muita gente acabou ficando com dificildade, inclusive, para estudar, então, esse programa também tem uma importância social muito grande”, disse. 

Parcerias


O programa será executado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), em parceria com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA). 

A presidente da Fumph, Kátia Bogéa, afirmou que o programa implantado em São Luís é uma iniciativa pioneira. “Já tivemos iniciativas semelhantes em diversas cidades brasileiras, mas o formato do programa que estamos implantando em São Luís, é uma parceira inédita entre o poder público e a iniciativa privada. Nós temos mais de 4 mil imóveis tombados, seculares, que periodicamente necessitam de serviços de conservação. Então, temos um mercado de trabalho em aberto que precisa de profissionais capacitados”, ressaltou. 

O presidente da Fiema, Edílson Baldez, afirmou que a construção civil do estado ganha um parceiro importante, que é o programa Canteiro Escola. “Por meio do programa, será possível suprir o déficit de mão de obra especializada no setor, pois os profissionais que serão formados por este curso serão especialistas em obras de restauro e preservação, que é uma dificuldade que enfrentamos na construção civil do estado. Esta será a primeira de diversas turmas que esperamos formar em parceria com a Prefeitura”, lembrou. 

Fábio Nahuz, presidente do Sinduscon-MA, informou que o curso vai contribuir para movimentar a cadeia da construção civil. “Este programa terá uma dimensão enorme e muito importante. Os alunos vão receber um diploma diferenciado, sendo especializados para trabalhar nos imóveis históricos da nossa cidade. Nós da construção civil estamos sempre precisando deste tipo de profissional e agora, em parceria com a Prefeitura, vamos capacitar pessoas para o setor”, comentou. 

Curso

A primeira turma do programa Canteiro Escola tem 36 inscritos para os cursos de Pedreiro de Revestimento e Pintor de Obras Imobiliárias. Os cursos têm carga horária de 400 horas das quais 17% serão teóricas e 83%, práticas, a chamada capacitação em serviço. Os alunos receberão bolsa-auxílio de R$ 300,00, alimentação, transporte e fardamento e, ao final, terão o direito de receber certificado de Qualificação Profissional emitido pelo Senai. 

As aulas teóricas terão o objetivo de preparar os alunos para realizar serviços em imóveis localizados em sítios tombados, apresentando noções gerais sobre as técnicas tradicionais de construção e detalhes construtivos e decorativos. O aluno irá aprender desde a instalação de um canteiro de obra até a sua limpeza final, ou seja, todas as tarefas necessárias para a execução dos serviços propostos. 

As aulas acontecerão no Edifício Adelino Silva, localizado na Rua Portugal, nº 152, no bairro Praia Grande, que foi adaptado para receber a iniciativa e conta com duas salas de aula, sala dos professores, almoxarifado onde serão armazenados os materiais utilizados nas aulas práticas, banheiros, entre outros espaços, para garantir toda a estrutura necessária ao aprendizado. 

As aulas serão ministradas pela arquiteta, urbanista e técnica em edificações, Elizângela Cerqueira; e o matemático, mestre de obras e mestre da Construção Civil, José Costa Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário