quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Octávio Soeiro quer instituir Conselho Municipal de Trânsito e Transporte


O vereador Octávio Soeiro anunciou ontem (9), na tribuna da Câmara de São Luís, que irá elaborar um requerimento cujo principal objetivo é instituir o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte da capital maranhense. Na oportunidade, o parlamentar também informou que as obras de reforma da Feira do São Cristóvão serão iniciadas e que o lançamento da pedra fundamental no local acontecerá no próximo dia 10.12.

Durante o discurso proferido no Pequeno Expediente, o também 1º secretário da Mesa Diretora da Casa comentou que, em 10 meses de mandato, conseguiu cumprir uma meta que ele havia estipulado para os 4 anos: a realização das obras de reforma do Mercado Municipal Tirirical do Bairro São Cristóvão, conhecido popularmente por ‘Feira do São Cristóvão’.

“Deus me deu a oportunidade e me proporcionou um momento importante. Logo no início do meu mandato, pude lutar e já buscar conquistas importantes para a nossa região do São Cristóvão. Uma delas é o Mercado Municipal Tirirical do Bairro São Cristóvão, conhecido popularmente como Feira do São Cristóvão. Um sonho antigo, um anseio, um clamor de inúmeras décadas. Falo com propriedade porque meu avô, Sebastião Costa, foi feirante e açougueiro lá logo que chegou a São Luís vindo da Baixada Maranhense. Tenho muito orgulho disso, pois ele passou esse legado ao meu pai, Albino Soeiro, que também foi feirante naquele local”, contou Soeiro.

Na ocasião, o parlamentar também realizou reconhecimentos e agradecimentos a autoridades que estão envolvidas no processo de que visa realizar as obras de reforma do Mercado Municipal Tirirical do Bairro São Cristóvão. Segundo o discurso feito pelo parlamentar, o lançamento da pedra fundamental no local acontecerá no próximo dia 10/12.

“Venho aqui reconhecer. Tive uma conversa de forma muito rápida e objetiva com o deputado federal do meu partido Podemos, Josivaldo JP, e ele prontamente indicou emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão para que pudéssemos realizar o grande sonho da minha região, do meu bairro São Cristóvão: a obra de reforma do Mercado Municipal. Quero também agradecer ao secretário acessível, disponível e sempre atuante da Semapa, Liviomar Macatrão, que trabalhará empenhado para que este mercado possa ser o 1º a ser entregue na gestão do nosso prefeito. E quero agradecer ao prefeito Eduardo Braide que, na sua sensibilidade, entendeu as demandas, dificuldades e o meu pedido. Logo que o recurso caiu em conta, ele me ligou e disse que a feira será reformada e que o eu tinha muito mérito nisso por ter ido a Brasilita buscar recurso”, relatou Soeiro.

Antes de finalizar o discurso na tribuna da Casa, o 1ª secretário da Mesa Diretora comentou a greve dos trabalhadores do sistema de transporte da capital, bem como a possibilidade de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para tratar da questão na Câmara de São Luís. Logo após, Octávio Soeiro sugeriu a criação do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte para São Luís e anunciou que irá elaborar um requerimento cujo objetivo é instituí-lo.

“Quero fazer uma sugestão: a de que possamos instituir o mais rápido possível o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte e que ele ser implementado para tratar da mobilidade urbana da nossa Capital. É um conselho que não deverá tratar somente de greve. É um conselho que tratará de soluções e sugestões para que se possa debater constantemente e permanentemente a mobilidade urbana da nossa Cidade. Precisamos debater essa questão com a sociedade civil, instituições privadas, rodoviários, outras instituições públicas e, principalmente com os usuários, que são os que utilizam transporte público todos os dias e sabem das dificuldades e precariedades existentes. Daremos entrada oficialmente em um requerimento com o intuito de implementar o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte”, informou Octávio Soeiro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário