segunda-feira, 29 de novembro de 2021

CONEXÃO – Lugar de encontro e DANÇA


 Teve início no último dia 27, o festival maranhense Conexão Dança, onde criadores, bailarinos, estudantes e público em geral tem a oportunidade de conhecer danças interessadas na diversidade de linguagens, perspectivas de criação num universo artístico contemporâneo. A programação acontece até o dia 30, tendo no encerramento a realização da 2ª edição do Marabaque, batalha de vogue.


Esta é a 12ª edição do Conexão Dança 2021, uma iniciativa do Bemdito Coletivo, financiado com recursos da Lei Aldir Blanc através do edital nº 07/2021 - Fomento a Projetos Culturais da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão.


A pandemia ainda nos ronda e mais forte é o desejo de nos mostrar vivas e realizar o Conexão Dança nesse momento pandêmico é um desafio, ao mesmo tempo um respiro e possibilidade de transformação.


“Artistas foram convocados a participar com suas criações e pesquisa em desenvolvimento desta decima segunda edição onde teremos ainda a residência artística como ação de formação com o convidado Cristian Duarte” destaca Erivelto Viana, idealizador e coordenador do festival.
E acrescenta: “O que me motiva a dançar, o que impulsiona a pesquisar movimento, vai para além de um festival, é um posicionamento artístico, político e de resistência conectando público com artistas da dança contemporânea do Maranhão e o mundo”.


Ao todo, foram dez propostas selecionadas. Todas as apresentações estão disponíveis no canal do youtube.


No último sábado, 27, a abertura contou com o espetáculo “Assombros e Trincheiras” com Tieta Macau, Abeju, Elton Panamby e Inaê Moreira, “Da beira pra dentro” de Eliara e “Afrofunk: conexão Gana-Brasil” de Josep Osei.


No domingo, 28, foi a vez de “.fAc3” com Victor Vihen, “O Afrobuck de cada dia” de Gilvan dos Santos e “desmonta-AÇÃO” com Frimes e “Triturador” da Casa do Sol.


Nesta segunda-feira, 29, às 19h, tem “Tukún” com Yuri Azevedo e Lucca Muypurá, “Divisões Derivadas” com Ruan Francisco e Dinho Araújo, finalizando


Áurea Maranhão com “Mergulho III”. A programação encerra nesta terça-feira, 30, às 20h, com a segunda edição “Marabaque”, uma parceria da Rebo Blyndex, Negroni Blyndex e BemDito Coletivo. A competição terá como jurados: Pietra Serra, Nayh, Wand Albuquerque, Nebraska Diamond e Enme Paixão. Chanter: Negroni Blyndex e participação do DJ Brunoso.


Para mais informação: www.conexaodanca.com.br.
Segue o link, inscrevam-se gratuitamente: https://www.youtube.com/channel/UCXlwrMYrhXKeq-HhwfVYliw

Nenhum comentário:

Postar um comentário