quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Anderson Lindoso destaca retomada das manifestações culturais no MA

 


O Secretário de Cultura do Maranhão, Anderson Lindoso, em entrevista nesta quinta-feira (21), ao radialista Jorge Aragão, ao Ponto Final, na Mirante AM, falou sobre as iniciativas implementadas para amenizar o impacto da pandemia no setor cultural do estado.

Lindoso fez questão de frisar que as pessoas responsáveis pelas produções culturais não são só aquelas que aparecem nos espetáculos. Há todo um grupo por trás que é extremamente importante mas não costuma ser observado pelo consumidor.

“Certamente a cultura é o setor que mais foi afetado. É preciso que as pessoas entendam que a cultura vai muito além daquela apresentação, daquele espetáculo. Há uma série de trabalhadores ali por trás do palco, as vezes nem participam do momento do palco mas que vivem daquilo ali”, destacou Anderson Lindoso.

O Secretário explicou que durante a pandemia foram lançados mais de 20 editais e que mais de 3 mil inscrições foram feitas nesse período de tempo.

“Nós buscamos recursos junto ao governo federal, no caso da Lei Aldir Blanc, usamos recursos do Fundo Estadual de Cultura para lançar mais de 20 editais durante esse período de pandemia. O Maranhão inclusive foi o primeiro estado a lançar um edital nesse formato. Nós lançamos em um dia e o Pará na semana seguinte. Nós tivemos mais de 3 mil inscrições no total, chegamos próximo de 70 milhões de reais colocados na economia do Maranhão. Nós pagamos cachês para artistas se apresentarem e esse artista que recebeu 3 mil reais, 2 mil reais, ele pegou e gastou esse recurso no supermercado”, disse o Secretário.

Anderson Lindoso também falou do trabalho realizado nos Faróis da Educação. Segundo o secretário 65 faróis foram reformados e dois foram construídos e entregues às comunidades.

“Nós já conseguimos reformar 65 faróis e entregar à população, além de dois outros que foram construídos para que a gente possa voltar essa política pública que é tão importante que é de incentivo à leitura. Os faróis são destinados à comunidade escolar, mas também à comunidade ao redor. Nós reformamos, equipamos e colocamos acervo novo”, acrescentou Anderson Lindoso.

Sobre as festividades, o Secretário disse que tem acompanhado semana à semana a situação da pandemia no Maranhão e os índices vacinais e projetou o retorno integral das manifestações no estado. Anderson Lindoso também adiantou que já está fechando com artistas para se apresentarem nas festividades de réveillon.

“A gente está trabalhando com a possibilidade de retorno integral dessas festividades, isso porque nós estamos acompanhando semana à semana a evolução dos índices da pandemia. Hoje nós estamos numa fase muito amena, com a vacinação avançando. A secretaria tem trabalhado diariamente para que a gente possa voltar com as festividades e voltar no ritmo de crescimento que nós tivemos. O que a gente tem hoje são produtores ligando, pedindo para colocar o seu artista aqui e se tudo der certo nós temos um grande show no réveillon com artista nacional que pediu para vir, tá aguardando ter a liberação para fechar e divulgar”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário