segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Ministério da Saúde envia ao Maranhão 180,5 mil doses para vacinação de adolescentes com comorbidades contra Covid-19

 


Chegou a hora dos adolescentes com comorbidades, com deficiência permanente e jovens grávidas ou lactantes irem ao posto de saúde mais próximo e tomarem a primeira dose da vacina Covid-19. O Ministério da Saúde enviou a estados e ao Distrito Federal, nessa quinta-feira (23), as primeiras doses a serem aplicadas nos jovens de 12 a 17 anos que estejam neste grupo. São 1,8 milhão de vacinas da Pfizer/BioNTech destinadas para essa parcela da população.

As doses para os adolescentes com comorbidades estão entre as mais de 5 milhões que serão distribuídas nas próximas 48 horas pelo Ministério da Saúde. Nesta remessa, 180,5 mil doses de vacinas Covid-19 foram enviadas para o Maranhão. São 30,7 mil doses de AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Brasil, e 149,7 mil doses da Pfizer/BioNTech.

Desde o início da campanha de vacinação, o estado já recebeu 8,7 milhões doses de vacinas Covid-19 – mais de 6,1 milhões foram aplicadas.

Além dos adolescentes com comorbidades e com deficiência permanente, também estão sendo enviadas doses de reforço para idosos acima de 70 anos e pessoas imunossuprimidas. Ainda estão sendo distribuídos imunizantes para a segunda dose da população brasileira.

Os detalhes dessa distribuição e o quantitativo por estado estão no 51º Informe Técnico. As vacinas serão enviadas para estados e Distrito Federal, que são responsáveis por direcionar os quantitativos adequados aos municípios e garantir a equidade sem causar prejuízos ou privilégios à evolução da vacinação da população.

A Pasta vem fazendo as distribuições das vacinas Covid-19 com o objetivo de que todas as unidades da federação completem os esquemas vacinais ao mesmo tempo, incluindo as doses adicionais e doses de reforço nos públicos-alvo. Também é importante ressaltar que as medidas não farmacológicas, como o uso de máscara e álcool em gel, são essenciais para a não disseminação do vírus e o fim da crise pandêmica.

Vacina, Brasil

O Ministério da Saúde já concluiu o envio de imunizantes para vacinar com a primeira dose toda população brasileira acima de 18 anos. Foram distribuídas 287,9 milhões de vacinas para as unidades da Federação.

Até o momento, 143,9 milhões de pessoas já tomaram ao menos uma picadinha no braço. Isso equivale a mais de 91% do público-vacinável, que abrange 158 milhões de brasileiros. A segunda dose também tem chegado a cada vez mais pessoas: 85,2 milhões já completaram o ciclo vacinável e estão imunizados. O número representa 53,9% do público alvo.

Recentemente, o Ministério orientou que idosos e pessoas imunossuprimidas tomem uma dose de reforço ou adicional da vacina. Para reforçar a imunidade desse público, o governo federal destinou 2,2 milhões de doses e dessas 394,4 mil já foram aplicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário