terça-feira, 31 de agosto de 2021

Evento marca o encerramento da campanha Agosto Lilás em Rosário

 


Na última segunda-feira (30), a Superintendência Municipal da Mulher (SUPMUR), realizou um grande ato para marcar o encerramento do mês dedicado à luta e ao enfrentamento à violência contra a mulher, também conhecido como Agosto Lilás. A concentração aconteceu na Praça do Coqueiro e percorreu o Centro da cidade em direção a Praça da Matriz, onde finalizou o movimento com um animado aulão de Zumba.

O movimento serviu também para lembrar o grande marco na proteção das mulheres. A Lei Maria da Penha 11.340/2006), que completa 15 anos nesse mês de agosto. Ela prevê cinco tipos de violênica doméstica e familiar contra a muher: física, moral, sexual, patrimonial e psicológica. E tem como objetivo principal estipular a punição adequada e coibir atos de violência contra a mulher.

“Realizamos diversas ações de enfrentamento e conscientização em favor dessas mulheres vítimas, ou não, de algum tipo de violência, quer seja física, sexual, moral, psicológica e patrimonial. Foram feitas ações em diversos espaços. Há ainda um caminho longo a prosseguir, cabe a nós, enquanto superintendência, lutar por políticas públicas de combate a qualquer tipo de violência contra a mulher, e desenvolver ações de conscientização para que o agressor não fique impune”, afirmou a superintendente municipal da Mulher, Daniele Matos.

“Durante o Agosto Lilás, reafirmamos nosso compromisso em combater a violência contra a mulher. Vamos seguir com o trabalho, através de uma integração entre as secretarias e superintendências, pois a ação precisa ser conjunta”, declarou pastor João Batista, secretário municipal de Assistência Social.

Segundo o deputado estadual Adelmo Soares, que esteve presente e apoiando parabenizou a organização e falou sobre importância do evento. “’O Agosto Lilas’ foi bem movimentado em Rosário, participei de pelo menos três atos, este foi muito emocionante, divertido e produtivo, pois chamou atenção da população para questões importantes, então posso afirmar que Rosário está de parabéns, principalmente, por ações como esta que reforçam a importância da prevenção e da denúncia da violência contra mulher, mostrando o quanto é grande o compromisso da gestão com as políticas públicas para mulheres”, disse Adelmo.

Já o prefeito de Rosário, Calvet Filho destacou o trabalho e falou das perspectivas. “A Superintendência Municipal da Mulher vem desenvolvendo um trabalho fundamental no município, inclusive em parceria com outras pastas para a promoção das políticas públicas. Queremos ampliar esse trabalho, criar novas esferas de serviços para atender a um número cada vez maior de mulheres rosarienses. Ações como a de hoje são grande importância, por isso, teremos mais 44 semanas de zumba para mulheres, pelo menos uma vez por mês, onde criaremos espaços para debater ou lembrar de questões importantes como o Agosto Lilás. Outra importante iniciativa será a construção da Casa de Apoio para Mulheres, um local com um olhar especial para as mulheres de Rosário, onde serão realizados diversos serviços”, disse o prefeito, Calvet Filho. 

Participaram do evento, além do prefeito Calvet Filho e a primeira-dama Estela Calvet, o deputado estadual Adelmo Soares, os vereadores Valdineia, Kiko, Jadson, Necó e professor Léo, além de secretários, superintendentes, entre outras autoridades. A Superintendência Municipal do Idoso também teve grande destaque no ato, mobilizando os membros do CAIPIR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário