segunda-feira, 21 de junho de 2021

Governo oferta 6.330 vagas para cursos de qualificação profissional em 44 municípios


Nesta segunda-feira (21), o Governo do Maranhão deu início a 167 cursos, com 6.330 vagas para adolescentes, jovens e adultos, em oferta de formação inicial e continuada e/ou oficinas, com foco na qualificação profissional. Os cursos serão realizados em 44 municípios e integram o Eixo Capacitação, do Programa Trabalho Jovem, que contempla jovens oriundos de escolas públicas. Os cursos são articulados aos setores econômicos locais e regionais, para favorecer a geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico.

O Programa Trabalho Jovem foi instituído pelo Governo do Estado do Maranhão, reunindo iniciativas da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv).Os cursos/oficinas serão ofertados em Unidades Vocacionais do Instituto e Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), espaços de sindicatos, igrejas, entidades sociais, órgãos municipais, entre outros polos, resultados de parceria entre a Seduc e essas instituições. As inscrições para os cursos foram iniciadas no começo do semestre, entretanto, estavam suspensas em virtude da pandemia da Covid-19. Mesmo assim, os cursos/oficinas serão promovidos obedecendo todos protocolos de biossegurança determinados por autoridades de saúde.


“Por determinação do governador Flávio Dino, intensificamos a oferta de cursos e oficinas, com o Programa Trabalho Jovem, e também ampliamos os polos, espalhados pelo estado, com a finalidade de possibilitar que mais adolescentes, jovens e adultos tenham acesso à qualificação profissional, ao emprego e renda”, destacou o secretário adjunto de Educação Profissional e Integral da Seduc, André Bello.

Bello acrescenta que todos os cursos contribuem para o acesso das pessoas ao mercado de trabalho com a formação e a vivência profissional presentes nos cursos e oficinas, que possuem uma carga horária de 160 horas, cada, com certificação. “Após o curso, a Seduc orienta e, em alguns casos, faz a intermediação entre os alunos e o mercado de trabalho, visando colocações em estágios, empregos, e ainda direciona os cursistas, com todo o conhecimento e instrumentos formativos necessários para a abertura do próprio negócio, se for o caso”, apontou.

As informações sobre cursos a serem ofertados e iniciados, ainda neste no mês de junho de 2021, os locais da oferta e número de vagas, podem ser consultadas no portal da Seduc (www.educacao.ma.gov.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário