quinta-feira, 24 de junho de 2021

“A gente já está enfrentando a terceira onda”, diz Carlos Lula em entrevista ao Correio Braziliense


 Em entrevista ao Correio Braziliense, o presidente do Conselho Nacional de Secretário de Saúde e secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, foi indagado sobre o crescimento do número de casos da Covid-19 no Brasil e a vacinação de adultos até o final do ano.

Carlos Lula fez uma série de ponderações e alertou que “A gente já está enfrentando a terceira onda. O número de casos nunca abaixou desde março. Mais do que olhar a curva de óbitos, é importante olhar a curva de casos. E olha que, de março para cá, se avançou na vacinação. Imagine se a gente não tivesse vacinado esse número de pessoas? Estaria com 4 mil ou 5 mil mortos por dia, de novo. Então, com o aumento da média móvel de mortes, já se assiste à escalada da montanha de novo. Com o inverno, é bom colocar de novo as barbas de molho. Pode ter um recrudescimento forte dos óbitos no Sul e no Sudeste”. 

Sobre a suspensão da aplicação da primeira dose da vacina, terça-feira (22), em seis capitais, além das dificuldades enfrentadas pelos estados, Carlos Lula afirmou que o é problema é ocasional. 

“Teve uma descontinuidade com a vacina da Janssen, que iria ter distribuição na semana passada, e não aconteceu. Acredito, e estou falando isso desde fevereiro, que o ritmo vai acelerar em julho. No cronograma do ministério, a gente consegue avançar bem. É natural que a gente tenha uma aceleração da imunização e, com isso, faltem doses. No curto prazo, isso vai ser solucionado. Vacinar todo mundo até o final do ano é uma meta ousada, mas é possível”, frisou. 

Carlos Lula comentou sobre a ampliação do prazo de validade da vacina da Janssen e a aplicação das doses. “A gente está esperando a posição do ministério, que autoriza os estados a deliberarem sobre a distribuição das vacinas. Aqui (no Maranhão), por exemplo, como a capital tinha recebido doses extras, tínhamos deliberado ficar 30% com a capital e 70% com o interior. Mas a gente espera a condução do ministério, que deve distribuir a pauta amanhã (hoje), quando esclarece as regras. Acredito que, considerando o prazo de validade (da vacina), é possível fazer a entrega não só nas capitais”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário